skip to main content
Primo Advanced Search
Primo Advanced Search Query Term
Primo Advanced Search prefilters

Critique of/in the media: the aim for metacritical approaches; A meta para a crítica da/na mídia em abordagens metacríticas

Paganotti, Ivan; Soares, Rosana De Lima

MATRIZes; v. 13 n. 2 (2019); 131-153

Universidade de São Paulo. Escola de Comunicações e Artes, Programa de Pós-Graduação em Ciências da Comunicação 2019-09-02

Acesso online

  • Título:
    Critique of/in the media: the aim for metacritical approaches; A meta para a crítica da/na mídia em abordagens metacríticas
  • Autor: Paganotti, Ivan; Soares, Rosana De Lima
  • Assuntos: Crítica Da Mídia; Comunicação; Metacrítica; Media Critique; Communication; Metacritique
  • É parte de: MATRIZes; v. 13 n. 2 (2019); 131-153
  • Descrição: La reflexión contemporánea sobre niveles distintos de la crítica ha desarrollado, a partir de perspectivas contrastantes, el concepto de metacrítica. Este artículo presenta la posibilidad de establecer una crítica de la cultura mediática por medio de la metacrítica y la dificultad peculiar en sugerir una definición unívoca para el concepto, debido a su multiplicidad y variabilidad, presentando sus aplicaciones en diversos campos del conocimiento (especialmente la sociología) y relacionándolo con los estudios de los medios. El texto propone la metacrítica mediática como una noción capaz de aglutinar análisis sobre las prácticas mediáticas, demostrando su pertinencia en producciones audiovisuales recientes.
    A reflexão contemporânea sobre níveis distintos da crítica tem desenvolvido, a partir de perspectivas contrastantes, o conceito de metacrítica. Este artigo apresenta a possibilidade de se estabelecer uma crítica da cultura midiática por meio da metacrítica e a dificuldade peculiar em sugerir uma definição unívoca para o conceito, devido à sua multiplicidade e variabilidade, apresentando suas aplicações em diversos campos do conhecimento (especialmente a sociologia) e relacionando-o aos estudos das mídias. O texto propõe a metacrítica midiática como uma noção capaz de aglutinar análises sobre as práticas midiáticas, demonstrando sua pertinência em produções audiovisuais recentes.
    Diverging perspectives on the current reflection concerning different critical stances have led to the concept of metacritique. This study discusses the possibility of establishing a way of media culture critic by means of metacritique, focusing on the peculiar difficulty to determine a consensual definition to this concept, due to its multiplicity and variability. This paper also presents how different fields of knowledge (sociology in special) can apply the concept of metacritique in relation to media studies. This article suggests that media metacritique is a notion that could foster media practices analysis, and demonstrates how this concept is relevant considering recent television series and movies.
  • Títulos relacionados: https://www.revistas.usp.br/matrizes/article/view/148983/155831; https://www.revistas.usp.br/matrizes/article/view/148983/155832
  • Editor: Universidade de São Paulo. Escola de Comunicações e Artes, Programa de Pós-Graduação em Ciências da Comunicação
  • Data de criação/publicação: 2019-09-02
  • Formato: Adobe PDF
  • Idioma: Português;Inglês

Buscando em bases de dados remotas. Favor aguardar.