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Cultural landscapes as a new preservation paradigma: the Ribeira Valley (SP) experience; A paisagem cultural como novo paradigma para a proteção: a experiência do Vale do Ribeira- SP

Nascimento, Flávia Brito Do; Scifoni, Simone

Revista CPC; n. 10 (2010); 29-48

Universidade de São Paulo. Pró-Reitoria de Cultura e Extensão Universitária. 2010-10-01

Acesso online

  • Título:
    Cultural landscapes as a new preservation paradigma: the Ribeira Valley (SP) experience; A paisagem cultural como novo paradigma para a proteção: a experiência do Vale do Ribeira- SP
  • Autor: Nascimento, Flávia Brito Do; Scifoni, Simone
  • Assuntos: Paisagem Cultural; Patrimônio Cultural; Vale Do Ribeira; Sp; Brasil; Cultural Landscapes; Cultural Heritage; Ribeira Valley; Brazil
  • É parte de: Revista CPC; n. 10 (2010); 29-48
  • Descrição: As argued by Unesco since 1992 and by the Europeean Convention, cultural landscapes is, nowadays, a new way of dealing with cultural heritage and its management. First of all, because it aims overcoming the false dichotomy between material and immaterial heritage frequently existent in public policies, and by understanding natural and cultural as unites, vividly articulated. In other hand, to protect and manage the areas with cultural landscapes concepts is necessary evolves considering local knowledge. This paper aims discussing the application of cultural heritage concepts in the State of São Paulo, particularly in the Ribeira Valley, presenting theoretical and methodological concepts paths.
    Fruto das experiências desenvolvidas pela Unesco desde 1992 e das proposições estabelecidas na Convenção Europeia da Paisagem, o tema das paisagens culturais coloca- se na atualidade como uma forma inovadora de conceber a proteção e a gestão do patrimônio cultural. Em primeiro lugar porque permite superar a dicotomia até hoje presente na atuação dos órgãos públicos de preservação, no que diz respeito ao tratamento entre o patrimônio material e imaterial, entre o natural e o cultural, entendendo- os como um conjunto no qual os seus diferentes significados se articulam num todo vivo e dinâmico. Por outro lado, a forma como têm sido desenvolvidas as primeiras experiências na esfera pública patrimonial em território nacional mostra outra faceta igualmente interessante na atuação em paisagem cultural: a compreensão de que a proteção e a gestão deste patrimônio devem ser feitas com a participação das populações moradoras, por meio do envolvimento e da valorização dos saberes locais. Este artigo procura refletir sobre a aplicação deste novo modelo de proteção do patrimônio cultural que vem sendo desenvolvida no estado de São Paulo pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan), na região do Vale do Ribeira de Iguape, buscando mostrar o caminho teórico- metodológico adotado no estudo e de que forma foram sendo construídas a pesquisa científica e nova forma de atuação e inserção local.
  • Títulos relacionados: https://www.revistas.usp.br/cpc/article/view/15660/17234
  • Editor: Universidade de São Paulo. Pró-Reitoria de Cultura e Extensão Universitária.
  • Data de criação/publicação: 2010-10-01
  • Formato: Adobe PDF
  • Idioma: Português

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