skip to main content
Primo Search
Search in: Busca Geral

A Política do silêncio: Mário de Andrade, o teatro musicado e a presença estrangeira na São Paulo dos anos 1920 e 1930; The Politics of Silence: Mário de Andrade and the São Paulo’s Musical Theater in the 1920s and 1930s.

Bessa, Virginia De Almeida

Revista de História; n. 179 (2020); 1-33

Universidade de São Paulo. Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas 2020-09-03

Acesso online

  • Título:
    A Política do silêncio: Mário de Andrade, o teatro musicado e a presença estrangeira na São Paulo dos anos 1920 e 1930; The Politics of Silence: Mário de Andrade and the São Paulo’s Musical Theater in the 1920s and 1930s.
  • Autor: Bessa, Virginia De Almeida
  • Assuntos: Musical Theater; Mário De Andrade; São Paulo; Musical Professionalization; Italian Immigration; Teatro Musicado; Profissionalização Musical; Imigração Italiana
  • É parte de: Revista de História; n. 179 (2020); 1-33
  • Descrição: This article analyzes the silence of Mário de Andrade in relation to the musical theater. How is it possible that this author, who devoted so much attention to other important cultural vehicles of the time, such as records, silent films and printed scores, was so silent regarding the operettas, burletas and revues, which were the main public amusement of São Paulo in the 1920s and 1930s? The analysis of some of his journalistic, poetic and programmatic texts, one of them being an unpublished autograph, reveals that such silence was set up only in the late 1920s, when the structuring of a cultural goods market and the strong Italian presence in the São Paulo’s musical and theatrical life came to be seen as a threat to the project of building a both national and artistic music.
    O artigo analisa o silêncio de Mário de Andrade em relação ao teatro musicado. Como entender que o mesmo autor que dedicou tanta atenção a outros importantes veículos culturais da época, como o disco, o cinema mudo e a partitura impressa, tenha se calado diante do teatro de operetas, burletas e revistas, um dos principais divertimentos públicos de São Paulo nas décadas de 1920 e 1930? A análise de textos jornalísticos, poéticos e programáticos do autor, um deles um autógrafo inédito, revela que tal silêncio só se configurou a partir do final dos anos 1920, quando a estruturação de um mercado de bens culturais e a forte presença italiana na vida musical e teatral da cidade passaram a ser vistas como uma ameaça ao projeto de construção de uma música a um só tempo artística e nacional.
  • Títulos relacionados: https://www.revistas.usp.br/revhistoria/article/view/156828/163242
  • Editor: Universidade de São Paulo. Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas
  • Data de criação/publicação: 2020-09-03
  • Formato: Adobe PDF
  • Idioma: Português

Buscando em bases de dados remotas. Favor aguardar.