skip to main content
Primo Search
Search in: Busca Geral

Architectural collections as historical spaces of education; Acervos de arquitetura como espaço histórico de formação

Lira, José; Delecave, Jonas; Próspero, Victor; Fiammenghi, João

Anais do Museu Paulista: História e Cultura Material; v. 29 (2021); 1-31

Universidade de São Paulo. Museu Paulista 2021-11-03

Acesso online

  • Título:
    Architectural collections as historical spaces of education; Acervos de arquitetura como espaço histórico de formação
  • Autor: Lira, José; Delecave, Jonas; Próspero, Victor; Fiammenghi, João
  • Assuntos: Architectural History; Historiography; Collections; Teaching; Research; História Da Arquitetura; Historiografia; Acervos; Ensino; Pesquisa
  • É parte de: Anais do Museu Paulista: História e Cultura Material; v. 29 (2021); 1-31
  • Descrição: Nos últimos anos, trabalhos de cunho historiográfico em torno de fontes e arquivos de arquitetura e urbanismo, assim como iniciativas institucionais e particulares ligadas a questões de preservação, vêm contribuindo para a consolidação de uma agenda coletiva em torno do valor histórico desses acervos no Brasil. Os debates giram em torno de seu papel no interior de instituições culturais, acadêmicas e profissionais, e de sua relevância para a formação, a memória e a prática em arquitetura e urbanismo. Nossa intenção aqui é justamente discutir o papel, a agência e as potencialidades desses acervos de arquitetura nas atividades de ensino e pesquisa na área. Inicialmente, apresentamos um quadro geral de alguns acervos de arquitetura no Brasil e suas relações institucionais e com experiências de ensino específicas. Em seguida, refletimos sobre usos pedagógicos recentes desses acervos, destacando algumas experiências didáticas nacionais e estrangeiras. Por fim, discutimos a importância dos acervos especializados para a pesquisa na área, seus significados, possibilidades e dilemas contemporâneos. Desse modo, pretendemos contribuir para a definição de estratégias ligadas à constituição, à preservação e ao uso de acervos de arquitetura e urbanismo no interior de instituições acadêmicas no país.
    In recent years, historiographical works on architectural and planning sources or archives, as well as institutional or private initiatives aimed at preservation issues, have helped to consolidate a collective agenda around the historical value of these collections in Brazil. Debates revolve around their role within cultural, academic, and professional institutions, and their relevance to education, memory, and practice in architecture and urbanism. This article aims to speculate about the roles, agencies, powers, and limits of architectural collections in contemporary teaching and research practices. To this end, it first presents an outlook of architectural collections in Brazil and their relations with different academic institutions. Then, the text will comment on recent pedagogical uses of architectural and planning collections, highlighting some teaching experiences in both the national and international context. Finally, it discusses the importance of specialized collections to research in the field of architecture and urban planning, as well as their contemporary meanings, possibilities, and dilemmas. This study is expected to contribute to the definition of strategies on the constitution, preservation, and use of architectural and planning collections within academic institutions in Brazil.
  • Títulos relacionados: https://www.revistas.usp.br/anaismp/article/view/181058/176951
  • Editor: Universidade de São Paulo. Museu Paulista
  • Data de criação/publicação: 2021-11-03
  • Formato: Adobe PDF
  • Idioma: Português

Buscando em bases de dados remotas. Favor aguardar.