skip to main content
Primo Search
Search in: Busca Geral
Tipo de recurso Mostra resultados com: Mostra resultados com: Índice

Vivências práticas e educação ambiental no ensino do atelier de projetos integrados de arquitetura, urbanismo e paisagismo; Experiencias prácticas y educación ambiental en la docencia del Atelier de Proyectos Integrados de Arquitectura, Urbanismo y Paisajismo; Practical experiences and environmental education in the teaching of the atelier of integrated design of architecture, urbanism and landscape architecture

Pagel, Erica Coelho

Gestão & Tecnologia de Projetos (Gestión y tecnología de proyectos); Vol. 17 Núm. 3 (2022): Docencia de Proyectos en Arquitectura, Urbanismo, Diseño e Ingeniería; 11-31

Universidade de São Paulo. Instituto de Arquitetura e Urbanismo 2022-09-28

Acesso online

  • Título:
    Vivências práticas e educação ambiental no ensino do atelier de projetos integrados de arquitetura, urbanismo e paisagismo; Experiencias prácticas y educación ambiental en la docencia del Atelier de Proyectos Integrados de Arquitectura, Urbanismo y Paisajismo; Practical experiences and environmental education in the teaching of the atelier of integrated design of architecture, urbanism and landscape architecture
  • Autor: Pagel, Erica Coelho
  • Assuntos: Architecture Teaching; School Architecture; Sustainability; Enseñanza De La Arquitectura; Arquitectura Escolar; Sustentabilidad; Ensino De Arquitetura; Arquitetura Escolar; Sustentabilidade
  • É parte de: Gestão & Tecnologia de Projetos (Gestión y tecnología de proyectos); Vol. 17 Núm. 3 (2022): Docencia de Proyectos en Arquitectura, Urbanismo, Diseño e Ingeniería; 11-31
  • Descrição: Práticas metodológicas através de temas transversais, processos colaborativos e resolução de problemas reais possibilitando o estudante de arquitetura vivenciar o lugar e o usuário, se mostram de suma importância na formação do arquiteto e urbanista. O objetivo desse artigo é apresentar as experiências obtidas na concepção de espaços sustentáveis na arquitetura escolar dentro da disciplina de Atelier de Projetos. A metodologia articula ensino, pesquisa e extensão, através do contato com a comunidade, planejamento e execução de um espaço de educação ambiental. Foram realizadas visitas ao local, aplicação de questionários à equipe pedagógica e construção de uma horta didática no pátio da escola selecionada. Por fim, tem-se a elaboração de uma proposta de uma edificação de ensino com base nos conceitos estudados e experiências vivenciadas. Percebe-se que a participação na atividade de extensão motivou os graduandos a projetarem espaços que pudessem proporcionar maior integração da escola com o entorno, uso de técnicas construtivas de menor impacto ao meio ambiente e de menor consumo energético.
    Methodological practices through cross-cutting themes, collaborative processes and real problem solving enabling the architecture student to experience the place and its user, are of extreme importance in the training of the architect and urban planner. The purpose of this article is to present the experiences obtained in the design of sustainable spaces in the architecture of the schools within the discipline of Atelier of Design. The methodology encompasses teaching, research and extension through contact with the community, planning and execution of an environmental educational space. Site visits were carried out, questionnaires were applied to the pedagogical team and a didactic vegetable garden was planted in the courtyard of the selected school. Finally, there was the elaboration of a proposal for an educational building based on the studied concepts and the empirical experiences. It has been noticed that the participation of the university students in the extension activity motivated them to design spaces that could provide greater integration of the school community with its surroundings and the use of construction techniques with less impact on the environment and less energy consumption.
    Las prácticas metodológicas a través de temas transversales, procesos colaborativos y resolución de problemas reales, que permitan al estudiante de arquitectura experimentar el lugar y el usuario, son de suma importancia en la formación del arquitecto y urbanista. El propósito de este artículo es presentar las experiencias obtenidas en el diseño de espacios sostenibles en arquitectura escolar dentro de la disciplina Atelier de Projetos. La metodología articula la docencia, la investigación y la extensión, a través del contacto con la comunidad, la planificación y ejecución de un espacio de educación ambiental. Se realizaron visitas in situ, se entregaron cuestionarios al personal docente y se construyó un jardín didáctico en el patio de la escuela seleccionada. Finalmente, está la elaboración de una propuesta de edificio didáctico a partir de los conceptos estudiados y experiencias vividas. Se advierte que la participación en la actividad de extensión motivó a los estudiantes a diseñar espacios que pudieran brindar una mayor integración de la escuela con el entorno, uso de técnicas de construcción con menor impacto en el medio ambiente y menor consumo de energía.
  • Títulos relacionados: https://www.revistas.usp.br/gestaodeprojetos/article/view/186590/186359
  • Editor: Universidade de São Paulo. Instituto de Arquitetura e Urbanismo
  • Data de criação/publicação: 2022-09-28
  • Formato: Adobe PDF
  • Idioma: Português

Buscando em bases de dados remotas. Favor aguardar.