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Stratigraphy of an invisible landscape: museum and archaeological narratives about the Convent of Santa Teresa, Niterói/RJ/Brasil; Estratigrafia de uma paisagem invisível: narrativas museais e arqueológicas sobre o Recolhimento de Santa Teresa, Niterói/RJ/Brasil

Saladino, Alejandra; Brito, Lúcia Zanatta

Revista do Museu de Arqueologia e Etnologia; No 39 (2022): Dossiê "Os Museus de Arqueologia e a Arqueologia nos museus: pesquisa, preservação e comunicação"; 128-139

Universidade de São Paulo. Museu de Arqueologia e Etnologia 2023-02-07

Acesso online

  • Título:
    Stratigraphy of an invisible landscape: museum and archaeological narratives about the Convent of Santa Teresa, Niterói/RJ/Brasil; Estratigrafia de uma paisagem invisível: narrativas museais e arqueológicas sobre o Recolhimento de Santa Teresa, Niterói/RJ/Brasil
  • Autor: Saladino, Alejandra; Brito, Lúcia Zanatta
  • Assuntos: Archaeology Of Gender; Archaeology Of Landscape; Museology; Musealization; Sensitive Heritage; Arqueologia De Gênero; Arqueologia Da Paisagem; Museologia; Musealização; Patrimônio Sensível
  • É parte de: Revista do Museu de Arqueologia e Etnologia; No 39 (2022): Dossiê "Os Museus de Arqueologia e a Arqueologia nos museus: pesquisa, preservação e comunicação"; 128-139
  • Descrição: O Recolhimento de Santa Teresa de Itaipu, uma edificação do século XVIII construída com o fim de abrigar mulheres a pedido ou ordem de seus parentes do gênero masculino, bem como as de conduta social desviante, localiza-se na região oceânica de Niterói. À sua desativação, estimada na segunda metade do século XIX, sucedeu-se um processo de abandono e deterioração de suas estruturas, as quais foram aproveitadas como moradia por algumas famílias de pescadores tradicionais da região. Seus valores enquanto referência patrimonial foram reconhecidos em 1955, quando da sua inscrição no Livro de Tombo das Belas Artes do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional. Preservado em ruínas, em 1977 foi transformado em museu regional do IPHAN, o Museu de Arqueologia de Itaipu (MAI), inicialmente dedicado à arqueologia pré-colonial. Aqui objetivamos refletir sobre o lugar das recolhidas nas narrativas museais e arqueológicas que constituem o discurso do museu à luz da Arqueologia de Gênero, da Arqueologia da Paisagem e Museologia. Da análise, de base fenomenológica, advêm resultados preliminares a sugerir que o discurso da entidade ainda não se apropriou das ondas dos feminismos retroalimentadas pelos movimentos de renovação da Museologia, pois mantém, em primeiro plano, as narrativas relacionadas ao passado pré-colonial e ao passado recente, centradas na pesca artesanal e na relação com a paisagem, cujo protagonismo está no olhar e nas vivências masculinas. O significado da paisagem local se transformou sem evidenciar a multivocalidade daquele espaço, onde permanecem subterrâneas as memórias das mulheres encarceradas, a despeito da materialidade das ruínas do antigo recolhimento que proporcionam uma memória retrospectiva e materializada.
    The Convent of Santa Teresa de Itaipu is an eighteenth-century building built to house women at the request or order of their male relatives, as well as those with deviant social behavior, and it is located in the oceanic region of Niterói. Its deactivation, estimated in the second half of the 19th century, was followed by a process of abandonment and deterioration of its structures, which were used as housing by some families of traditional fishermen in the region. Its values ​​as a heritage reference were recognized in 1955, when it was inscribed in the Book of Tombo das Belas Artes of the National Historical and Artistic Heritage Institute. Preserved in ruins, in 1977 it was transformed into a regional museum of IPHAN, the Itaipu Archeology Museum (MAI), initially dedicated to pre-colonial archaeology. Here we aim to reflect on the place of the collected in museum and archaeological narratives that constitute the museum's discourse in the light of Gender Archeology, Landscape Archeology and Museology. From the phenomenologically-based analysis, preliminary results come to suggest that the entity's discourse has not yet appropriated the waves of feminisms fed back by the Museology renovation movements, as it maintains, in the foreground, the narratives related to the pre-colonial past and the past recent, centered on artisanal fishing and on the relationship with the landscape, whose protagonism is in the male gaze and experiences. The meaning of the local landscape was transformed without evidencing the multivocality of that space, where the memories of the incarcerated women remain underground, despite the materiality of the ruins of the old retreat providing a retrospective and materialized memory.
  • Títulos relacionados: https://www.revistas.usp.br/revmae/article/view/188388/190814
  • Editor: Universidade de São Paulo. Museu de Arqueologia e Etnologia
  • Data de criação/publicação: 2023-02-07
  • Formato: Adobe PDF
  • Idioma: Português

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