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Memória coletiva, trauma e cultura: um debate

Santos, Myrian Sepúlveda Dos

Revista USP; n. 98 (2013): MEMÓRIA; 51-68

Universidade de São Paulo. Superintendência de Comunicação Social 2013-08-28

Acesso online

  • Título:
    Memória coletiva, trauma e cultura: um debate
  • Autor: Santos, Myrian Sepúlveda Dos
  • Assuntos: Teoria Social; Memória Coletiva; Memória Social; Memória Comunicativa; Pós-Memória; Social Theory; Collective Memory; Social Memory; Communicative Memory; Post-Memory
  • É parte de: Revista USP; n. 98 (2013): MEMÓRIA; 51-68
  • Descrição: Studies on memory have increased from the 1980’s, opening an interdisciplinary agenda and theoretical questions. In the last decade, it has been considered a differentiation between everyday and communicative memory, directly formed by social groups, as theorized by the French sociologist Maurice Halbwachs, and cultural memory, which happens through the links between the individual memory and a fixed point. In the latter case, authors such as the German art historian Aby Warburg have been considered. Furthermore, we observe studies on the transmission of traumatic experiences. The North-American author Marianne Hirsch, specialized in comparative literature, coined the term post-memory to characterize the experience of those people who grew up dominated by narratives and silence of those who lived traumatic events. The main purpose of this article is to analyze the theoretical relevance of concepts such as cultural memory and post-memory.
    Os estudos sobre memória se multiplicaram a partir da década de 80, abrindo uma agenda interdisciplinar e questionamentos teóricos. Na última década, considera-se uma diferenciação entre a memória cotidiana ou comunicativa, diretamente formada por grupos sociais, conforme estabelecido pelo sociólogo francês Maurice Halbwachs, e a memória cultural, que seria a relação entre a memória individual e do grupo com um ponto fixo. Nesse último caso, autores como o historiador alemão Aby Warburg têm sido considerados. Além disso, há estudos sobre a transmissão de experiências traumáticas. A norte-americana Marianne Hirsch, especializada em literatura comparada, criou o termo “pós-memória” para caracterizar a experiência daqueles que crescem dominados por narrativas e silêncios daqueles que viveram eventos traumáticos. O objetivo deste artigo é analisar a pertinência teórica de conceitos como memória cultural e pós-memória.
  • DOI: 10.11606/issn.2316-9036.v0i98p51-68
  • Títulos relacionados: https://www.revistas.usp.br/revusp/article/view/69270/71727
  • Editor: Universidade de São Paulo. Superintendência de Comunicação Social
  • Data de criação/publicação: 2013-08-28
  • Formato: Adobe PDF
  • Idioma: Português

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