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Promoção à saúde e prevenção de acidentes na infância: uma ação de estudantes de medicina; Health promotion and accident prevention in childhood: an intervention of medical students

Bivanco-Lima, Danielle; Moura, Juliana De Carvalho; Tirico, Silvia Helena Nogueira; Mazzeo, Marcela Rufino; Cunha, Mateus Trinconi; Sperandio, Rodrigo Armando; Silberfeld, Maya; Simone, Maria Carolina; Bibikoff, Stephanie; Tambellini, Elaine Fracasso; Silveira, Cássio; Marsiglia, Regina Maria Giffoni

Revista de Medicina; v. 92 n. 2 (2013); 119-127

Universidade de São Paulo. Faculdade de Medicina 2013-06-30

Acesso online

  • Título:
    Promoção à saúde e prevenção de acidentes na infância: uma ação de estudantes de medicina; Health promotion and accident prevention in childhood: an intervention of medical students
  • Autor: Bivanco-Lima, Danielle; Moura, Juliana De Carvalho; Tirico, Silvia Helena Nogueira; Mazzeo, Marcela Rufino; Cunha, Mateus Trinconi; Sperandio, Rodrigo Armando; Silberfeld, Maya; Simone, Maria Carolina; Bibikoff, Stephanie; Tambellini, Elaine Fracasso; Silveira, Cássio; Marsiglia, Regina Maria Giffoni
  • Assuntos: Medical Education; Health Promotion; Accident Prevention; Accidents; Home/Prevention & Control; Child; Leisure Activities; Child Mortality; Educação Médica; Promoção Da Saúde; Prevenção De Acidentes; Acidentes Domésticos/Prevenção & Controle; Criança; Atividades De Lazer; Mortalidade Da Criança
  • É parte de: Revista de Medicina; v. 92 n. 2 (2013); 119-127
  • Descrição: Introdução: A promoção à saúde é um grande desafio no Sistema Único de Saúde. A realização de ações de promoção faz parte das competências necessárias ao egresso do curso de medicina, segundo as Diretrizes Curriculares Nacionais para o Curso de Graduação em Medicina (DCN). Objetivo: Este trabalho visa descrever a elaboração e implementação de ação lúdica, visando educação em saúde com enfoque em prevenção de acidentes domésticos na infância, por parte de alunos do primeiro ano do curso de medicina da Faculdade de Ciências Médicas da Santa Casa de São Paulo (FCMSCSP). Métodos: O uso da metodologia da problematização conduziu a construção do projeto, desde o reconhecimento do território da Unidade Básica de Saúde (UBS), discussão de problemas encontrados, levantamento bibliográfico, elaboração de hipóteses de solução e implementação de ação. Resultados: Os alunos do primeiro ano de medicina optaram por trabalhar com o tema de prevenção de acidentes domésticos na infância, em parceria com a UBS e com organização não-governamental (ONG) da região, que realiza atividades educativas e de lazer com crianças em idade escolar, após o horário da aula. Os alunos construíram jogos discutindo a prevenção de acidentes e folheto explicativo para pais e responsáveis. Foi realizada gincana em novembro de 2012, em que os alunos coordenaram os jogos com as crianças que utilizam a ONG. Os alunos construíram narrativa sobre a percepção da atividade, com boa avaliação da ação. Discussão: Há evidências do benefício de inserir o aluno precocemente em ações na comunidade, principalmente na participação ativa de atividades de promoção à saúde, visando à aprendizagem significativa. A problematização é estratégia privilegiada de ensino do tema de promoção à saúde e à construção das competências necessárias à elaboração destas ações.
    Introduction: Health promotion is a great challenge in the Brazilian National Health System. The implementation of health promotion actions is part of the necessary skills of medicalschool undergraduates, according to the National Curriculum Guidelines for Undergraduate Medicine (DCN). Objective: This study aims to describe the development and implementation of games, seeking health education focusing on prevention of domestic accidents in childhood, made by students of the first year of medical school, Faculty of Medical Sciences of Santa Casa de São Paulo (FCMSCSP). Methods: The methodology of problematization led to construction of the project, started with the recognition of the territory of primary care service, discussion of found problems, evaluation of medical literature, towards the formulation of possiblesolutions and implementing an prevention action. Results: The first year medical students have chosen to work with prevention of domestic accidents in childhood, in partnership with UBS and a nongovernmental organization in the region, which conducts educationaland recreational activities with children, in the after-school period. The students put up games discussing accident prevention and a leaflet for parents and guardians. Tournament was held in November 2012, in which medical students coordinated games with the children. Students constructed narrative about their perception of activity, with good evaluation of the health promotion action. Discussion: There is evidence of the benefit of early introduction of medical students in the community context, especially in active participation of health promotion activities, aiming to meaningful learning. The problematization strategy is a privileged teaching method aiming actions of health promotion and building the necessary skills for the production of these actions.
  • Títulos relacionados: https://www.revistas.usp.br/revistadc/article/view/79951/83885
  • Editor: Universidade de São Paulo. Faculdade de Medicina
  • Data de criação/publicação: 2013-06-30
  • Formato: Adobe PDF
  • Idioma: Português

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