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Contribuição ao estudo do perfil do aluno de primeiro ano de medicina da grande São Paulo: aspectos familiares e suas implicações no âmbito vocacional e do desenvolvimento profissional

Reginato, Valdir

Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP; Universidade de São Paulo; Faculdade de Medicina 2005-06-23

Acesso online. A biblioteca também possui exemplares impressos.

  • Título:
    Contribuição ao estudo do perfil do aluno de primeiro ano de medicina da grande São Paulo: aspectos familiares e suas implicações no âmbito vocacional e do desenvolvimento profissional
  • Autor: Reginato, Valdir
  • Orientador: Azevedo Neto, Raymundo Soares de
  • Assuntos: Comportamento; Educação Médica; Testes Obrigatórios; Escolas Médicas; Relações Familiares; Orientação Vocacional; Behavior; Schools Medical; Mandatory Testing; Family Relations; Education Medical; Vocational Guidance
  • Notas: Tese (Doutorado)
  • Descrição: Foram avaliados 487 estudantes do primeiro ano de seis escolas médicas da Grande São Paulo no ano de 2003 por intermédio de dois questionários: um de personalidade (16PF) e outro referente à experiência e convivência familiar e suas implicações no âmbito vocacional. Foram agrupadas em Públicas (FMUSP e UNIFESP) com 143 alunos e 101 alunas; e Particulares (FMSCSP, UNISA, FMABC e FMJundiaí) com 110 alunos e 133 alunas;e estudadas as possíveis semelhanças e diferenças do perfil destes alunos. Ocorreu predomínio de homens nas Públicas e mulheres nas Particulares (p=0,003). A idade predominou entre 18 e 21 anos, sendo que os mais jovens entravam mais nas Públicas (p=0,001)., com menor número de tentativas (p=0.003), que oscilaram entre duas ou três para a maioria dos estudantes. Foram elaborados três escores para avaliação do histórico do estudante nos aspectos: profissionais prévios; vivências ambientais em saúde e vivência com o sofrimento. Verificou-se que são alunos que buscam conhecimento prévio com a profissão, sendo que as alunas demonstraram maior disponibilidade para o trabalho voluntário (p=0,001). Consideram que tanto a vivência em ambientes de estabelecimentos vinculados a saúde, como experiências com o sofrimento favoreçam a escolha profissional, ainda que acusem pouco contato com a dor. São estudantes que valorizam muito seus laços familiares sem diferenças para gênero ou faculdades. Mais de 50% deles tem parentes médicos próximos, onde a figura paterna tem especial influência., e sentem-se relacionados a estímulos e desmotivações para a sua escolha profissional, onde as alunas percebem maior desmotivação (p=0,029) e falta de importância por parte dos pais. (p= 0,004). São jovens que decidem precocemente pela profissão, sendo 33% \"desde que se conhecem por gente\".; e pouco questionam a sua decisão. No seu cotidiano os alunos em relação as alunas preferem os esportes (p= 0,002)e as alunas o teatro (p=0,015), a religião (p=0,035) e as artes pláticas (p=0,035) Na caracterologia destacam-se como alunos preferencialmente ativos e emotivos, sendo que nesta última as alunas com muito mais intensidade (p<0,001).No teste 16PF apresentaram estenos dentro da faixa na população normal, exceto na Inteligência, que superou os nove pontos. A diferença no grupo melhor assinalada diz respeito ao gênero (independente da faculdade) em destaque pela maior Brandura para o sexo feminino segundo o 16PF. Os resultados revelaram que o fator Inteligência tem sido avaliado como principal diferencial nos candidatos submetidos ao vestibular, sendo maior para as Públicas do que para as Particulares, o que reflete o critério técnico classificatório atual. Conclui que a população de estudantes quanto a sua procedência no ambiente familiar e comportamentos são bastante semelhantes, não se podendo fazer deste um critério de melhor juízo classificatório.Sugere que novos fatores como experiência de vida pessoal, e a participação voluntária em estágios de locais referentes à área da saúde possa vir a ser utilizada associada a uma maior valorização das ciências humanas para melhor avaliação da classificação do candidato enquanto futuro profissional
  • DOI: 10.11606/T.5.2005.tde-14102014-115851
  • Editor: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP; Universidade de São Paulo; Faculdade de Medicina
  • Data de criação/publicação: 2005-06-23
  • Formato: Adobe PDF
  • Idioma: Português

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