skip to main content

Formação de professores e integração pedagógica das Tecnologias da Informação e da Comunicação (TIC): da usabilidade técnica ao letramento digital

Margarida Farias Coelho, Patrícia ; Martins Costa, Marcos Rogério ; Oliveira Motta, Everson Luiz

EccoS – Revista Científica, 2021-09 (58), p.1-20 [Periódico revisado por pares]

Sao Paulo: Universidade Nove de Julho (UNINOVE); Programa de Pós-Graduação em Educação

Texto completo disponível

Citações Citado por
  • Título:
    Formação de professores e integração pedagógica das Tecnologias da Informação e da Comunicação (TIC): da usabilidade técnica ao letramento digital
  • Autor: Margarida Farias Coelho, Patrícia ; Martins Costa, Marcos Rogério ; Oliveira Motta, Everson Luiz
  • Assuntos: Computer Assisted Instruction ; Continuing education ; Digital literacy ; Educational Technology ; Internet ; Internet access ; Literacy ; Pedagogy ; Teacher education ; Teacher Improvement ; Usability
  • É parte de: EccoS – Revista Científica, 2021-09 (58), p.1-20
  • Descrição: O objetivo deste artigo é explorar a formação continuada de professores, problematizando, pelo viés da Pedagogia Social (VIEIRA, 2016; VIEIRA; VIEIRA, 2015), a integração pedagógica das Tecnologias da Informação e da Comunicação (TIC). É um estudo inicial de investigação, de caráter exploratório, conforme Marconi e Lakatos (2003). Esta é uma pesquisa do domínio da Tecnologia Educativa (TE), porque situa as TIC em prol da função educativa e não simplesmente utilitária. Metodologicamente, este trabalho está segmentado em duas partes. Primeiramente, discutimos a formação continuada de professores e o contexto de uso das tecnologias e acesso à internet no Brasil. Em um segundo momento, exploramos o conceito de usabilidade (NIELSEN, 1990, 1993; SILIUS; TERVAKARI; POHJOLAINEN, 2003), propondo um modelo em que as TIC estejam conciliadas ao conceito de letramento digital, uma vez que a usabilidade pedagógica compreende as práticas sociais do usuário – seja ele aluno ou professor – para além dos aspectos determinados pela interação imediata entre homem e máquina. Eis o percurso que almejamos promover na formação continuada de professores no que se refere ao uso das TIC em sala de aula: da usabilidade técnica ao letramento digital.
  • Editor: Sao Paulo: Universidade Nove de Julho (UNINOVE); Programa de Pós-Graduação em Educação
  • Idioma: Português

Buscando em bases de dados remotas. Favor aguardar.