skip to main content

A curadoria de conteudo digital enquanto proposta metodologica e multirreferencial

Chagas, Alexandre Meneses ; Linhares, Ronaldo Nunes ; Mota, Marlton Fontes

RISTI : Revista Ibérica de Sistemas e Tecnologias de Informação, 2019-09 (33), p.32-47 [Periódico revisado por pares]

Lousada: AISTI (Iberian Association for Information Systems and Technologies)

Texto completo disponível

Citações Citado por
  • Título:
    A curadoria de conteudo digital enquanto proposta metodologica e multirreferencial
  • Autor: Chagas, Alexandre Meneses ; Linhares, Ronaldo Nunes ; Mota, Marlton Fontes
  • Assuntos: Colleges & universities ; COMPUTER SCIENCE, INFORMATION SYSTEMS ; Education ; Educational technology ; Information literacy ; Marketing ; Problem solving ; Qualitative research ; Students ; Teachers ; Workshops (Educational programs)
  • É parte de: RISTI : Revista Ibérica de Sistemas e Tecnologias de Informação, 2019-09 (33), p.32-47
  • Descrição: Esta pesquisa qualitativa adota a abordagem multirreferencial proposta por Ardoino (1990; 1993; 1998), com um olhar plural e heterogeneo acerca dos objetos pesquisados. Para tal, foi utilizada a curadoria de conteúdos digitais na educação enquanto prática docente. A curadoria de conteúdos digitais foi utilizada como forma de autorizar os alunos a se tornarem protagonistas no processo de aprendizagem. Tendo o objetivo de sugerir dispositivos metodológicos multirreferenciais para a identificação do perfil das competências informacionais dos discentes, do curso de Comunicação Social da Universidade Tiradentes, da disciplina Marketing I em 2017/1. Para tal, foi necessário fazer uso de alguns dispositivos como: uma atividade descritiva para resolução de problema; um questionário para identificar o perfil das competências informacionais; uma oficina e a prática inicial de curadoria de conteúdo. Como principal resultado, percebe-se um aluno com competências na realização de busca de conteúdos, fato que contribui na prática da curadoria de conteúdo digital. Palavras-chave: curadoria de conteúdo; multirreferencial; cibercutura; investigação qualitativa. Digital content curation as a methodological and multi-referential proposal This qualitative research adopts the multi-referential approach proposed by Ardoino (1990; 1993; 1998), with a plural and heterogeneous look about the researched objects. For this, digital content curation was used in education as a teaching practice. The digital content curating was used as a way to authorize students to become protagonists in the learning process. With the objective of suggesting multi-referential methodological devices for the identification of the information literacy of students, Tiradentes University Social Communication course, of Marketing I in 2017/1. For this, it was necessary to make use of some devices as: a descriptive activity for problem solving; a questionnaire to identify the profile of informational skills; a workshop and the initial practice of content curation. The main result is a student with competences in the search for content, a fact that contributes to the practice of curating digital content. Keywords: content curation; multi-referential; cyberculture; qualitative research.
  • Editor: Lousada: AISTI (Iberian Association for Information Systems and Technologies)
  • Idioma: Português

Buscando em bases de dados remotas. Favor aguardar.