skip to main content
Primo Search
Search in: Busca Geral

Diferentes concentrações de leveduras Y1026 na redução de danos promovidos por aflatoxinas

D. S. Pires Andréia Cabrini Zampronio; A. S Baptista; Adibe Luiz Abdalla; Maria Antonia Calori-Domingues; Jorge Horii; M. R Vizioli; Simpósio Internacional de Iniciação Cientifica da Universidade de São Paulo (11. 2003 Piracicaba); Reunião Paulista de Iniciação Cientifica em Ciências Agrárias (14. 2003 Piracicaba); Congresso de Iniciação Cientifica da ESALQ (17. 2003 Piracicaba)

Agropecuária; resumos São Paulo : USP, 2003

São Paulo USP 2003

Localização: ESALQ - Biblioteca Central    (CD E 757 11/2003 1367095 ) e outros locais(Acessar)

  • Título:
    Diferentes concentrações de leveduras Y1026 na redução de danos promovidos por aflatoxinas
  • Autor: D. S. Pires
  • Andréia Cabrini Zampronio; A. S Baptista; Adibe Luiz Abdalla; Maria Antonia Calori-Domingues; Jorge Horii; M. R Vizioli; Simpósio Internacional de Iniciação Cientifica da Universidade de São Paulo (11. 2003 Piracicaba); Reunião Paulista de Iniciação Cientifica em Ciências Agrárias (14. 2003 Piracicaba); Congresso de Iniciação Cientifica da ESALQ (17. 2003 Piracicaba)
  • Assuntos: AFLATOXICOSE EM ANIMAL; AFLATOXINAS; LEVEDURAS
  • É parte de: Agropecuária; resumos São Paulo : USP, 2003
  • Notas Locais: Também em CD-ROM
  • Descrição: O objetivo desta pesquisa foi investigar a habilidade de diferentes teores de Saccharomyces cerevisiae da linhagem Y1026 para diminuir aflatoxicoses. Foram elaboradas sete dietas, a saber: uma dieta livre de aflatoxinas e seis dietas contaminadas com 550 ug/kg de aflatoxinas, das quais um controle com aflatoxinas e cinco com a adição de leveduras vivas da linhagem Y1026, nos seguintes teores: 0,2%; 0,5%; 1,0%; 2,0% e 5,0 %. Ratos Wistar com 21 dias de idade e pesando cerca de 50 gramas cada, foram distribuídos em um delineamento inteiramente casualizado, com quatro repetições por tratamento, e submetidos a um bioensaio durante 60 dias. O parâmetro para avaliação dos danos das aflatoxinas foi o tecido hepático dos animais. Os diagnósticos histopatológicos dos tecidos hepáticos revelaram que: os animais do grupo controle com aflatoxinas foram altamente afetados pelas aflatoxinas; os animais submetidos aos tratamentos com 0,2 e 0,5% de leveduras apresentaram aspectos morfológicos semelhantes ao controle com aflatoxinas; os animais que receberam 1 e 2% de leveduras expressaram sensível redução dos danos histológicos e os animais que receberam 5% de leveduras praticamente não demonstraram sintomas de aflatoxicoses. A concentração de levedura aplicada teve efeito determinante da eficácia deste microrganismo para o controle de aflatoxicoses e a dose de 5% de leveduras viva foi a mais eficiente para diminuir os danos induzidos por aflatoxinas
  • Editor: São Paulo USP
  • Data de criação/publicação: 2003
  • Formato: p.307, res.6.26.
  • Idioma: Português

Buscando em bases de dados remotas. Favor aguardar.