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Crítica de um teatro cidadão: um estudo sobre o encontro entre o teatro e os ideais de cidadania no Brasil

Souza, Luiz Paulo Pimentel De

Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP; Universidade de São Paulo; Escola de Comunicações e Artes 2024-03-11

Acesso online. A biblioteca também possui exemplares impressos.

  • Título:
    Crítica de um teatro cidadão: um estudo sobre o encontro entre o teatro e os ideais de cidadania no Brasil
  • Autor: Souza, Luiz Paulo Pimentel De
  • Orientador: Telesi, Silvia Fernandes da Silva; Vinci, Christian Fernando Ribeiro Guimarães
  • Assuntos: Abolição Da Escravidão; Teatro E Cidadania; Arte E Emancipação; História Do Teatro Brasileiro; Michel Foucault; The History Of Brazilian Theater; Art And Emancipation; Abolition Of Slavery; Theater And Citizenship
  • Notas: Tese (Doutorado)
  • Notas Locais: Programa de Pós-graduação em Artes Cênicas.
  • Descrição: O campo discursivo que vincula cultura e cidadania se intensifica conforme o Brasil avança em seu processo de redemocratização. Tal associação é consolidada nas décadas subsequentes, a ponto de políticas públicas forjadas já no período democrático tornarem cultura e cidadania, senão termos sinônimos, ao menos complementares. Tanto na produção teórico-acadêmica quanto em projetos artísticos de financiamento público ou privado, observa-se que os ideais de emancipação pela cultura (por sua fruição e/ou produção) também ganharam força como justificativa para a necessidade das práticas artísticas no tecido social do país. No entanto, os anos 2010 colocaram a combinação arte-cidadania-emancipação em xeque. O motor dessa crise não foi acionado por artistas, críticos ou mesmo gestores culturais, mas pelo encontro cada vez mais ruidoso entre os fazedores da arte e seu público. Se a justificativa final da cultura era a de contribuir para a formação de uma atitude cidadã e crítica na sociedade, parte desse público-alvo passou a questionar as premissas dessa equação, escancarando seus limites e paradoxos. O teatro, por sua vez, destacou-se como zona privilegiada dessa disputa, com recorrentes episódios de enfrentamento entre cena e público, mobilizando polêmicas a respeito das necessidades de transformação da linguagem bem como de sua teoria e modos de produção. Originando-se da constatação dessa crise contemporânea, esta tese investiga sob quais formas e em quais momentos históricos os ideais de cidadania e emancipação teriam se entranhado na prática e no pensamento sobre o teatro do país. Historicizar tal processo não visa descrever uma sucessão de eventos que teriam nos conduzido linearmente até a atualidade, mas sim problematizar os acontecimentos do próprio curso histórico, evidenciando instituições laterais, forças discursivas e formas de governo que teriam tornado possíveis certos modos de pensar e produzir as relações entre cena e público, em detrimento de outros. Partindo de um diálogo teórico-metodológico com elementos que compõem o pensamento de Michel Foucault (seu gesto procedimental arqueogenealógico), a pesquisa se move entre diferentes arcos históricos a fim de focalizar cenas polêmicas da história teatral. O texto se desloca entre: a) a análise de tensões entre cena e público deflagradas ao longo da última década (2012-2022) e que encontram na reivindicação da ocupação cênica de corpos historicamente minorizados sua principal, mas não única, condição de expressão; e b) a análise do primeiro momento histórico em que as práticas teatrais teriam se vinculado aos ideais de emancipação e que teve lugar ao longo de toda a década de 1880, na qual os teatros foram eleitos como espaço privilegiado para a militância abolicionista. Assim, a tese sustenta seu procedimento de ir e vir na história por meio de um montante documental composto por textos publicados na imprensa que nos permitem evidenciar modos como escândalos teatrais foram descritos, problematizados e analisados em suas respectivas épocas. Por fim, o exercício genealógico do qual a tese resulta conduz à hipótese de que seria na tentativa de governar certas subjetividades e comportamentos deflagrados no encontro entre cena e público que as relações entre teatro, cidadania e emancipação teriam fundado seu sucesso e fracasso ao longo dos últimos dois séculos.
  • DOI: 10.11606/T.27.2024.tde-03072024-152210
  • Editor: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP; Universidade de São Paulo; Escola de Comunicações e Artes
  • Data de criação/publicação: 2024-03-11
  • Formato: Adobe PDF
  • Idioma: Português

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