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Protagonismo infantil na América Latina: metodologias participativas na vida das crianças das classes populares.

Albardía, Maria Teresa Santos

Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP; Universidade de São Paulo; Integração da América Latina 2019-04-02

Acesso online. A biblioteca também possui exemplares impressos.

  • Título:
    Protagonismo infantil na América Latina: metodologias participativas na vida das crianças das classes populares.
  • Autor: Albardía, Maria Teresa Santos
  • Orientador: Souza, Marilene Proença Rebello de
  • Assuntos: América Latina; Metodologias Participativas; Infância; Diálogo; Brincar; Dialogue; Childhood; Latin America; Participative Methodologies; Play
  • Notas: Dissertação (Mestrado)
  • Notas Locais: Programa Interunidades Integração da América Latina (PROLAM) - ECA/FD/FE/FEA/FFLCH/FAU
  • Descrição: Este trabalho consiste em uma pesquisa-intervenção que aborda o protagonismo infantil na América Latina, com o objetivo de pensar, desenhar, propor, implementar e analisar um método participativo para a revitalização e ocupação consciente de espaços públicos degradados, a partir do olhar e da experiência da criança da e na periferia. Partindo de cinco pilares fundamentais, que norteiam e permeiam o trabalho como um todo, o Co-Criança, nasce como um projeto de pesquisa, se torna um Método e constitui finalmente um coletivo, que devolve o protagonismo às crianças, como agentes, usuárias e possíveis transformadoras de todos os espaços que estão em volta delas. A saber, os cinco pilares: o Diálogo, a Cooperação, a Educação Socio-Ambiental, a Autonomia e a Liberdade, são colocados como as bases inspiradoras da análise, desenho e implementação de cada processo e resultado do trabalho desenvolvido pelo Co-Criança. A primeira expêriencia do coletivo, que ocupa a este texto desmembrar, foi efetivada junto com as crianças e a comunidade educativa do Centro da Criança e do Adolescente Elisa Maria, localizado na Brasilândia, Zona Norte de São Paulo. A práxis freiriana, a Metodología Comunicativa Crítica e Una Escuela Sustentable; servirão como inspiração para desenvolver com as crianças as vozes e as vezes das quais tanto precisam. Serão as ferramentas por meio das quais a pesquisadora consegue incentivar a criança a fazer uso do poder da sua palavra, no processo de se tornar protagonista dos espaços que ela pretende e deve ocupar na esfera pública. Por meio da sistematização de oito oficinas, teremos o Método Co-Criança, como principal produto deste trabalho, que consegue tirar a criança das salas de aula e levá-la pras ruas, onde vivencia uma educação integral. A proposta do Co- Criança parte do desejo de fomentar a co-responsabilidade de todos os atores sociais e não só das instituições educativas, para com a criança: pois ela deverá ocupar, de forma consciente, os espaços livres da periferia, sendo sujeito e não assujeitada às decisões da vida adulta. A criança, neste Método, gera conhecimento a partir da sua própria experiência, pareceres e o próprio olhar sobre a comunidade à que pertence; e consegue resgatar o seu poder de mudar os espaços públicos da periferia que pretende usufruir-, sem ser mudada de lá. Por meio do Co-Criança, a criança e a comunidade local se tornam parte ativa e fundamental do grupo de pesquisa, integrando academia e sociedade civil na reconstrução de saberes multidisciplinares sobre a região latinoamericana. Assim, este trabalho defende a convivência da criança com todas as outras partes da sociedade, a inseri como responsável e merecedora dos seus direitos e deveres como cidadã; incentiva a escuta de seus pontos de vista, por parte de jovens, adultos e idosos que, ao longo do país e da região, costumam isolá-la e ignorá-la. E, por último, faz das metodologias participativas uma possibilidade excepcional para tornar projetos que nascem das vontades coletivas da própria comunidade, politicas públicas que poderão contribuir com a integração de diversas camadas da nossa sociedade, com a integração da América Latina.
  • DOI: 10.11606/D.84.2019.tde-23052019-135522
  • Editor: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP; Universidade de São Paulo; Integração da América Latina
  • Data de criação/publicação: 2019-04-02
  • Formato: Adobe PDF
  • Idioma: Português

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