skip to main content
Primo Advanced Search
Primo Advanced Search Query Term
Primo Advanced Search prefilters

O uso da imagem nas aulas de História.

Barros, Ricardo

Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP; Universidade de São Paulo; Faculdade de Educação 2007-03-21

Acesso online. A biblioteca também possui exemplares impressos.

  • Título:
    O uso da imagem nas aulas de História.
  • Autor: Barros, Ricardo
  • Orientador: Abud, Katia Maria
  • Assuntos: Artes Visuais; Representações Sociais; História; Educação; Didática Da História; Cultura; Educating; Culture; History; History Teaching; Social Representations; Visual Arts
  • Notas: Dissertação (Mestrado)
  • Descrição: Esta pesquisa teve como objetivo principal estudar como se dá a utilização da imagem pelos professores de História do ensino básico em escolas públicas da região central da cidade de São Paulo, por meio da análise do discurso dos professores. Utilizou-se, para esse fim, de uma metodologia de inspiração etnográfica e de outros referenciais para compreender a dinâmica da sala de aula e o discurso dos professores à luz da teoria das representações sociais desenvolvida por Roger Chartier e Serge Moscovici. Por meio dessa teoria procurou-se compreender como o professor de História do Ensino Básico lida com as imagens na sala de aula: se ele permite aos alunos lê-las, compreendê-las e interpretá-las. Para o desenvolvimento desse trabalho foram utilizadas as reproduções das obras de Pedro Américo e Victor Meirelles, artistas referenciais da época do II Império brasileiro, que estão na base da construção de uma identidade nacional e que estão presentes na maioria dos livros didáticos de história do Ensino Fundamental.
  • DOI: 10.11606/D.48.2007.tde-25042007-114906
  • Editor: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP; Universidade de São Paulo; Faculdade de Educação
  • Data de criação/publicação: 2007-03-21
  • Formato: Adobe PDF
  • Idioma: Português

Buscando em bases de dados remotas. Favor aguardar.