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Comunicação organizacional para a cultura oceânica e o desenvolvimento sustentável

Zimermann, Patricia

Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP; Universidade de São Paulo; Escola de Comunicações e Artes 2024-04-16

Acesso online. A biblioteca também possui exemplares impressos.

  • Título:
    Comunicação organizacional para a cultura oceânica e o desenvolvimento sustentável
  • Autor: Zimermann, Patricia
  • Orientador: Kunsch, Margarida Maria Krohling; Turra, Alexander
  • Assuntos: Cultura Oceânica Na Agenda 2030 (Onu); Pesquisa E Inovação Responsável; Comunicação; Comunicação Organizacional; Economia Circular; Ocean Culture In The 2030 Agenda (Un); Circular Economy; Corporative Communication; Communication; Responsible Research And Innovation
  • Notas: Tese (Doutorado)
  • Notas Locais: Programa de Pós-graduação em Ciências da Comunicação.
  • Descrição: Esta tese de natureza exploratória e qualitativa pressupõe a comunicação como um fenômeno compreensivo, que requer escuta e interpretação. Investiga como as organizações, buscam silenciar, omitir/contornar controvérsias ambientais em estratégias de comunicação, tais como discursos legitimadores como forma de reforçar compromissos e função social. Um dos grandes problemas no mundo hoje é a incidência de lixo no mar. Essa questão é proporcionalmente grave quando as pesquisas relacionam o plástico como sendo o maior poluidor do Oceano, afetando recursos hídricos, a vida marinha, a saúde humana e a economia. Esta tese aplica-se sobre a interface entre Comunicação e Oceano em suas dimensões teóricas e práticas para evidenciar a importância da pesquisa e inovação responsável para a sustentabilidade em ESG, Environmental, Social, Governance (que em português significa ambiental, social e governança. Para tanto, o estudo é transversalizado nas políticas públicas e práticas organizacionais que se referem ao Objetivo de Desenvolvimento Sustentável 14 Vida na água. Pretende-se discutir o lixo no mar e evidenciar o papel da Comunicação Organizacional no contexto da Década do Oceano. A metodologia adota uma perspectiva crítico-reflexiva, cujo corpus analítico é evidenciado em contexto brasileiro e holandês, nos compromissos assumidos por uma organização privada na Ocean Decade Alliance, tendo como foco o relatório de sustentabilidade a partir de critérios e descritores que permitam observar a construção oficial do discurso organizacional (Orlandi, 2020) sobre a abordagem desse fenômeno pela organização. A questão subjacente é compreender, pelas formas de produção de sentidos, como as práticas discursivas (Foucault, 1995) que se articulam com práticas econômicas, políticas e sociais no âmbito da Agenda 2030, se constituem discursivamente numa confluência de espaços e poderes nem sempre claros e visíveis. O referencial teórico-metodológico da Hermenêutica de Profundidade de John B. Thompson cuja sistematização, apoiada sobre a necessidade de uma análise crítica do caráter ideológico da comunicação de massa, proporcionou poderoso dispositivo para estimular a reflexão crítica e desvelar maneiras com que o sentido, atrelado às formas simbólicas da mídia, serve para legitimar relações de dominação. Para compreensão dos sentidos produzidos nos discursos, utilizamos a análise do discurso (AD) de linha francesa. Ao final, apresentamos, características, os tipos e as formações discursivas presentes na comunicação sobre o Oceano nas organizações e como a gestão de riscos sobre a água na Holanda, organiza e apoia o conhecimento, os serviços e produtos, gerando oportunidades entre ciência e inovação, processos decisórios para a mudança social alinhada às demandas do combate à poluição plástica no oceano.
  • DOI: 10.11606/T.27.2024.tde-03072024-153035
  • Editor: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP; Universidade de São Paulo; Escola de Comunicações e Artes
  • Data de criação/publicação: 2024-04-16
  • Formato: Adobe PDF
  • Idioma: Português

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