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Vivências do cotidiano: a promoção da saúde como um exercício de cidadania no Programa de Integração Comunitária da Vila Tibério - Ribeirão Preto/SP.

Palha, Pedro Fredemir

Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP; Universidade de São Paulo; Enfermagem 2001-04-02

Acesso online. A biblioteca também possui exemplares impressos.

  • Título:
    Vivências do cotidiano: a promoção da saúde como um exercício de cidadania no Programa de Integração Comunitária da Vila Tibério - Ribeirão Preto/SP.
  • Autor: Palha, Pedro Fredemir
  • Orientador: Angerami, Emilia Luigia Saporiti
  • Assuntos: Modelo De Atenção À Saúde; Política De Saúde; Promoção Da Saúde; Serviços De Saúde; Health Care Models; Health Policy; Health Promotion; Health Services
  • Notas: Tese (Doutorado)
  • Notas Locais: Programa de Interunidades em Enfermagem. EE/EERP
  • Descrição: Vivências do cotidiano revelou a experiência de desenvolvimento da comunidade e organização social do Programa de Integração Comunitária da Vila Tibério da cidade de Ribeirão Preto/SP, onde identificou as experiências individuais e coletivas vividas pelo grupo durante os sete anos de interação social. Na construção deste trabalho contamos com a participação de 24 (vinte e quatro) sujeitos através de entrevista semi-estruturada, observação participante e fontes documentais. Utilizou-se como referencial teórico o processo de desenvolvimento da comunidade e os enunciados das Conferências, Cartas e Reuniões Internacionais sobre a Atenção Primária em Saúde. Teve como orientação metodológica o Discurso do Sujeito Coletivo, que busca resgatar a fala do social a partir das Idéias Centrais e Expressões Chaves dos discursos individuais. Os resultados evidenciaram que inicialmente um grupo de pessoas portadoras de patologias específicas foi arregimentado para um trabalho de atividade física visando a melhoria da saúde. Nesse grupo surgem as primeiras lideranças comunitárias que desempenharam um papel importante frente ao mesmo, atuando no processo de desenvolvimento comunitário e ampliando as oportunidades de participação social. A educação em saúde possibilitou a conscientização, participação política, formação de uma rede de suporte social e consciência crítica do momento histórico vivido, repercutindo sobre o processo de formação do sujeito social, despertando-os para a busca da melhoria da saúde, qualidade de vida e especialmente para o exercício da cidadania.
  • DOI: 10.11606/T.83.2001.tde-20022002-120438
  • Editor: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP; Universidade de São Paulo; Enfermagem
  • Data de criação/publicação: 2001-04-02
  • Formato: Adobe PDF
  • Idioma: Português

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