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Stanislao Cannizzaro e o Sunto di um corso di filosofia chimica: a sistematização da química no século XIX

Santos, Mateus Carneiro Guimarães Dos

Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP; Universidade de São Paulo; Ensino de Ciências (Física, Química e Biologia) 2024-04-11

Acceso en línea. La biblioteca tiene también copias físicas.

  • Título:
    Stanislao Cannizzaro e o Sunto di um corso di filosofia chimica: a sistematização da química no século XIX
  • Autor: Santos, Mateus Carneiro Guimarães Dos
  • Orientador: Porto, Paulo Alves
  • Materias: História Da Química; Peso Atômico; Stanislao Cannizzaro; Sunto; Atomic Weight; History Of Chemistry
  • Notas: Tese (Doutorado)
  • Descripción: A busca por métodos de ensino e aprendizagem que integrem a interface histórica e conceitual da química pode proporcionar melhorias no ensino de conceitos fundamentais dessa disciplina tanto para alunos da educação básica quanto para alunos do ensino superior. Esta tese de doutorado tem como objetivo investigar a vida e obra do cientista italiano Stanislao Cannizzaro (1826-1910), com ênfase em seus esforços para o ensino da química em meados do século XIX, os quais tiveram impacto sobre o próprio desenvolvimento posterior dessa ciência. Foi feita uma pesquisa de natureza bibliográfica, cujo intuito é fornecer um recurso confiável e abrangente para educadores, estudantes e pesquisadores na área de química, no contexto de uma abordagem histórica e filosófica da ciência. Particularmente, o presente estudo se concentra na abordagem de Cannizzaro para os problemas da determinação dos pesos atômicos e das fórmulas químicas das substâncias, tal como ele os apresentou em sua obra Sunto di um corso di filosofia chimica (1858). Ao buscar introduzir seus alunos aos conceitos fundamentais da química, Cannizzaro procurou sistematizar conceitos que em sua época apresentavam contradições e inconsistências. Nesse processo de organização, Cannizzaro se esforçou em demonstrar que a hipótese de Avogadro-Ampère era compatível com as leis dos gases e outros resultados empíricos, e por meio dela era possível determinar pesos moleculares, pesos atômicos e fórmulas químicas. Ao longo do Sunto, Cannizzaro lançou mão de uma série de recursos didáticos, como a compilação de dados empíricos, a recapitulação de ideias, exemplos, analogias, generalizações, e o trânsito do concreto ao abstrato, resultando em explicações claras e convincentes de suas ideias. Cannizzaro participou ativamente do Congresso de Karlsruhe em 1860, no qual teve a oportunidade de difundir suas ideias para químicos de muitos países e teve suas habilidades como argumentador reconhecidas pelos participantes. A distinção entre os conceitos de átomo, molécula e equivalente químico, bem como seu sistema de pesos atômicos e fórmulas químicas tiveram importante influência sobre desenvolvimentos posteriores da química, como, por exemplo, a classificação periódica dos elementos. Assim, esta tese oferece uma contribuição à interface entre história e ensino de ciências, ao focalizar um estudo de caso que demonstra como o ensino pode influenciar a forma como o conhecimento é transmitido e assimilado não apenas pelos alunos, mas também pela comunidade científica de maneira ampla.
  • DOI: 10.11606/T.81.2024.tde-21062024-113838
  • Editor: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP; Universidade de São Paulo; Ensino de Ciências (Física, Química e Biologia)
  • Fecha de creación: 2024-04-11
  • Formato: Adobe PDF
  • Idioma: Portugués

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