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Quem vêm lá são elas: memórias, saberes e (re)existências das mestras de Capoeira na pequena e na grande roda

Amaral, Erica Pires Do

Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP; Universidade de São Paulo; Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas 2023-10-09

Acesso online

  • Título:
    Quem vêm lá são elas: memórias, saberes e (re)existências das mestras de Capoeira na pequena e na grande roda
  • Autor: Amaral, Erica Pires Do
  • Orientador: Rovai, Marta Gouveia de Oliveira
  • Assuntos: Saberes; Resistência; Mestras De Capoeira; História Oral; Gênero E Raça; Knowledge; Oral History; Resistance; Gender And Race; Female Capoeira Masters
  • Descrição: Esta pesquisa de mestrado delineada dentro do Programa Humanidades, Direitos e Outras Legitimidades, na linha de pesquisa Corporalidades, alteridades, territórios e modos de existência, trata das memórias e narrativas de duas mestras de Capoeira, Mestra Janja e Mestra Edna Lima, com diferentes percursos e estilos, trazidas por meio de entrevistas orais, observando suas trajetórias e as estratégias de permanência e resistência neste universo ainda masculinizado e sexista. Pretendeu-se trazer os saberes, os encantamentos e o sentido da luta presente nas narrativas orais e expressões/performances dessas mulheres que têm em comum as experiências de mais de quatro décadas nesta prática. Essas narrativas de memória e testemunho ajudaram a compor o corpo teórico do não narrado, como resistência aos silenciamentos, dialogando com as vozes de mulheres que tratam de história oral e as questões de gênero e raça, e também com pesquisas de autoras capoeiristas que discutem Capoeira e gênero. Os capítulos trazem uma discussão sobre memória, mulheres e Capoeira, as histórias de vida das mestras com seus percursos na pequena e na grande roda, termos que significam, respectivamente, a roda de Capoeira e a vida, levantando as dificuldades de ser mulher na Capoeira, as violências simbólicas e físicas de gênero, acompanhando a reflexão acerca dos saberes e resistências construídos por elas que persistiram nesta prática. Esta discussão foi realizada à luz do percurso metodológico da História Oral, com o compromisso de uma escuta sensível e respeitosa.
  • DOI: 10.11606/D.8.2023.tde-27022024-204009
  • Editor: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP; Universidade de São Paulo; Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas
  • Data de criação/publicação: 2023-10-09
  • Formato: Adobe PDF
  • Idioma: Português

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