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Estudo de confiabilidade de baterias de chumbo-ácido e o impacto do tempo de pátio na sua confiabilidade.

Lourenço, Fabrício

Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP; Universidade de São Paulo; Escola Politécnica 2010-06-28

Acesso online. A biblioteca também possui exemplares impressos.

  • Título:
    Estudo de confiabilidade de baterias de chumbo-ácido e o impacto do tempo de pátio na sua confiabilidade.
  • Autor: Lourenço, Fabrício
  • Orientador: Souza, Gilberto Francisco Martha de
  • Assuntos: Baterias Elétricas (Confiabilidade); Indústria Automobilística; Automobile Industry; Electric Batteries (Reliability)
  • Notas: Mestrado Profissionalizante
  • Notas Locais: Programa Engenharia Automotiva
  • Descrição: As baterias automotivas de chumbo-ácido são componentes, que em grande parte dos fabricantes de automóveis nacionais, estão garantidas (ou dentro do período de garantia) por um ano. Mesmo sendo um período considerado curto para garantia de um veículo nos dias atuais, a bateria tem uma contribuição expressiva para os custos de garantia nas empresas por este período. Com o intuito de conhecer a confiabilidade deste componente e verificar a influência do período de armazenagem do veículo produzido na confiabilidade da bateria, foi elaborado um estudo com dados coletados em campo por um determinado fabricante de automóveis de passeio. Os parâmetros de entrada destes dados são o tempo de pátio do veículo, o tempo em que uma falha na bateria foi detectada no período de um ano de garantia e a quantidade de falhas observadas no período. Os dados permitiram análises em função do tempo, de forma que pelo método de análise paramétrica foram traçadas as curvas de confiabilidade do produto representadas por uma distribuição de Weibull de dois parâmetros, bem como, da densidade de probabilidade de falha e ainda da taxa de falha. As análises forneceram uma estimativa da confiabilidade da bateria em função do tempo, da qual foi possível extrair algumas conclusões que serão descritas neste trabalho, tais como: o comportamento de falha por desgaste das baterias automotivas e a diminuição da confiabilidade de baterias de acordo com o tempo de pátio.
  • DOI: 10.11606/D.3.2010.tde-26122014-180708
  • Editor: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP; Universidade de São Paulo; Escola Politécnica
  • Data de criação/publicação: 2010-06-28
  • Formato: Adobe PDF
  • Idioma: Português

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