skip to main content
Primo Advanced Search
Primo Advanced Search Query Term
Primo Advanced Search prefilters

Reprodução em Characidium schubarti (Teleostei: Characiformes): análise da reprodução em cativeiro e de genes relacionados à diferenciação sexual (dmrt1, cyp19a1a e amh)

Gomes, Carolina Pereira

Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP; Universidade de São Paulo; Instituto de Biociências 2014-02-11

Acesso online. A biblioteca também possui exemplares impressos.

  • Título:
    Reprodução em Characidium schubarti (Teleostei: Characiformes): análise da reprodução em cativeiro e de genes relacionados à diferenciação sexual (dmrt1, cyp19a1a e amh)
  • Autor: Gomes, Carolina Pereira
  • Orientador: Toledo, Lurdes Foresti de Almeida
  • Assuntos: Characidium Schubarti; Cyp19a1a; Dmrt1; Reprodução; Characidium Schubarti; Reproduction
  • Notas: Dissertação (Mestrado)
  • Descrição: Os peixes teleósteos representam cerca de metade de todas as espécies de vertebrados já descritas. Esta rica diversidade reflete-se nas diferentes formas de determinação sexual, sendo as principais desencadeadas por influência ambiental e por fatores genéticos. Os genes envolvidos neste mecanismo têm sido caracterizados em diversas espécies de peixes teleósteos, como é o caso dos genes dmrt1 e amh que têm importante papel na diferenciação em machos de teleósteos e o gene cyp19a1a, que possui relação com a diferenciação sexual de fêmeas. Têm sido cada vez mais corrente na literatura, estudos envolvendo genes da via de diferenciação sexual em espécies de teleósteos, porém escassas são as informações em relação à ordem Characiformes. Além da genética, a biologia reprodutiva de peixes teleósteos engloba ainda estudos relativos ao papel dos hormônios e do ambiente na reprodução, inclusive na reprodução em cativeiro. A presente dissertação tem como principal objetivo a análise dos genes acima citados na espécie Characidium schubarti (Characiformes) - que possui pouca informação sobre sua biologia reprodutiva na literatura-; caracterizando fragmentos dos genes dmrt1 e cyp19a1a e a similaridade destes com os mesmos já descritos em outras ordens de peixes teleósteos. Além disso, foi possível no desenvolver do projeto, obter informações pertinentes em relação ao papel do ambiente e de hormônios exógenos na reprodução da espécie. Espera-se que com o aumento de pesquisas envolvendo genes relacionados ao sexo, o objetivo de controlar o gênero sexual em peixes economicamente importantes possa ser alcançado com sucesso a partir do controle da expressão de fatores da via de diferenciação
  • DOI: 10.11606/D.41.2014.tde-29052014-103655
  • Editor: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP; Universidade de São Paulo; Instituto de Biociências
  • Data de criação/publicação: 2014-02-11
  • Formato: Adobe PDF
  • Idioma: Português

Buscando em bases de dados remotas. Favor aguardar.