skip to main content
Primo Advanced Search
Primo Advanced Search Query Term
Primo Advanced Search prefilters

Dor, síndromes e lesões músculo-esqueléticas em adolescentes e sua relação com computador e videogame.

Castellanos, Aura Ligia Zapata

Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP; Universidade de São Paulo; Faculdade de Medicina 2004-08-24

Acceso en línea. La biblioteca tiene también copias físicas.

  • Título:
    Dor, síndromes e lesões músculo-esqueléticas em adolescentes e sua relação com computador e videogame.
  • Autor: Castellanos, Aura Ligia Zapata
  • Orientador: Silva, Clovis Artur Almeida da
  • Materias: Jogos De Vídeo/Efeitos Adversos; Adolescência; Computadores/Utilização; Doenças Músculosqueléticas/Epidemiologia; Dor/Epidemiologia; Postura; Posture; Pain/Epidemiology; Musculoskeletal Disorders/Epidemiology; Adolescence; Computer/Employment; Video Game/Adverse Effects
  • Notas: Dissertação (Mestrado)
  • Descripción: Introdução: Os adolescentes usam freqüentemente Computador e videogame e podem estar expostos a desenvolver dores, lesões e síndromes do sistema músculo-esquelético. Objetivos: Avaliar e caracterizar a presença de dor, síndromes e lesões do sistema músculo-esquelético em adolescentes e relacioná-las com o uso de computador e videogame. Avaliar a ergonomia do uso do computador. Métodos: A população de estudo consistiu de 833 alunos de um colégio particular da cidade de São Paulo. Neles foi realizado um estudo transversal que incluiu: 1) Questionário com dados demográficos, características do uso dos aparelhos e sintomas dolorosos; 2) exame físico do aparelho músculo esquelético e 3) avaliação de alguns aspectos ergonômicos (postura e equipamentos) durante o uso do computador na escola. As seguintes doenças foram pesquisadas: fibromialgia juvenil, síndrome de hipermobilidade articular benigna, síndrome miofascial e lesões específicas dos membros superiores (tendinites, bursites e epicondilites). Na avaliação estatística foi realizada análise univariada por meio dos testes qui-quadrado, teste exato de Fischer, teste de Mann Whitney e análise multivariada por Regressão Logística. Os teste realizados foram bicaudais e o nível de significância adotado foi de 5% (p <= 0,05). Resultados: O estudo avaliou 791 alunos. A idade média foi de 14,17 ± 1,99 anos e a relação feminino:masculino foi de 1,1:1. 99% dos alunos utilizaram computador e 67% o usaram no dia anterior à pesquisa. 58% utilizaram videogame e 30% “minigame/gameboy". A disponibilidade e o uso dos aparelhos foi maior no sexo masculino (p < 0,001). Os alunos entre 10 e 14 anos utilizaram mais o videogame e o “minigame/gameboy" (p < 0,001) e os entre 15 e 18 o computador (p < 0,05). A utilização do videogame foi menor que o computador. Dor músculo-esquelética foi relatada por 312 alunos. 23% relataram dor na coluna vertebral, 9% nos membros superiores, 4% no músculo trapézio e 4%dor difusa. 11% dos alunos mencionaram que alguma das suas dores era desencadeada pelo uso do computador. Não foi evidenciada correlação entre a presença dor e o uso dos aparelhos. 359 alunos realizaram o exame físico, nestes a síndrome de hipermobilidade articular benigna foi encontrada em 10%, síndrome miofascial em 5%, tendinites em 2% e fibromialgia juvenil em 1%. Não foi observada correlação estatística entre a presença das entidades com a utilização dos aparelhos. A avaliação da ergonomia foi realizada em 402 alunos. Todos esses alunos apresentaram ergonomia inadequada em um ou mais dos aspectos avaliados. Conclusões: Os adolescentes usam o computador com tempo e freqüência consideráveis. A presença de dor, síndromes e lesões músculoesqueléticas não apresentou correlação com uso de computador ou videogame.Todos os alunos avaliados apresentaram ergonomia inadequada durante o uso do computador.
  • DOI: 10.11606/D.5.2004.tde-29102004-120009
  • Editor: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP; Universidade de São Paulo; Faculdade de Medicina
  • Fecha de creación: 2004-08-24
  • Formato: Adobe PDF
  • Idioma: Portugués

Buscando en bases de datos remotas, por favor espere