skip to main content
Primo Advanced Search
Primo Advanced Search Query Term
Primo Advanced Search prefilters

Uma trajetória da mulher desejo infinito

Maria Cristina Vianna Kuntz Maria Cecilia Queiroz de Moraes Pinto

2005

Localização: FFLCH - Fac. Fil. Let. e Ciências Humanas    (https://doi.org/10.11606/T.8.2005.tde-21082006-183410 )(Acessar)

  • Título:
    Uma trajetória da mulher desejo infinito
  • Autor: Maria Cristina Vianna Kuntz
  • Maria Cecilia Queiroz de Moraes Pinto
  • Assuntos: Duras, Marguerite 1914-1996; LITERATURA FRANCESA (CRÍTICA E INTERPRETAÇÃO)
  • Notas: Tese (Doutorado)
  • Descrição: O presente estudo propõe-se ao exame de quatro romances de Marguerite Duras: Moderato Cantabile (1958), Le Ravissement de Lol V. Stein (1964), Le Vice-Consul (1965) e L'Amour (1971). O primeiro marca uma nova forma de expressão na obra da autora; os demais fazem parte do chamado "Ciclo da Índia" ou "Ciclo de Lol". A seqüência desses romances apresenta uma trajetória da mulher na mundividência de Duras. Ao mesmo tempo, verifica-se uma transformação em sua escrita rumo à fragmentação e à rarefação, rumo a um "silêncio eloqüente".A estrutura das narrativas especulares em Moderato Cantabile e Le Vice-Consul foi fundamental para atingir-se a abrangência da significação dos romances. Em Le Ravissement de Lol V. Stein e L'Amour, o exame da "intertextualité autarcique" ou "autotextualité" levou-nos a um aprofundamento "en abyme" da significância desses romances. A transmigração dos personagens nesse Ciclo de Lol contribui para estabelecer um elo entre as diversas obras da autora, bem como adentrar em seu mundo ficcional. Revela-se, pois, a elaboração do "desejo infinito" da escritora.O estudo dos Espaços desses romances mostrou-se de grande importância uma vez que correspondem aos percursos das personagens, às respectivas estruturas dos textos e seus significados.Na Segunda parte do trabalho, observou-se "a palavra sob o véu do silêncio". A partir de Moderato Cantabile, verifica-se a primazia da escrita e do poético em detrimento da intriga; nos romances do Ciclo de
    Lol, intensifica-se esse processo até chegar-se ao clímax da rarefação da escrita em L'Amour. Nosso trabalho focaliza, portanto, o estudo de alguns aspectos estruturais e ficcionais dos romances. Deste modo, revelam-se as personagens que, en abyme, aprofundam o significado da obra da autora. A trajetória da mulher, nesses romances, coincide com a trajetória da escrita da autora rumo ao "desejo infinito"
  • Data de criação/publicação: 2005
  • Formato: 188 p.
  • Idioma: Português

Buscando em bases de dados remotas. Favor aguardar.