skip to main content
Primo Advanced Search
Primo Advanced Search Query Term
Primo Advanced Search Query Term
Primo Advanced Search Query Term
Primo Advanced Search prefilters

Propriedades granulométricas no sistema Praia-Duna ao longo da costa noroeste portuguesa, de Porto a Nazaré

Paulo César Fonseca Giannini 1960- Jefferson Acioli Machado; Elizabete R Santos; Congresso sobre Planejamento e Gestão das Zonas Costeiras dos Paises de Expressão Portuguesa (2. 2003 Recife); Congresso da Associação Brasileira de Estudos do Quaternário (9. 2003 Recife); Congresso do Quaternário dos Países de Lingua Ibéricas (2. 2003 Recife)

Anais Recife, 2003 p. 1-6

Recife ABRH 2003

Acesso online

  • Título:
    Propriedades granulométricas no sistema Praia-Duna ao longo da costa noroeste portuguesa, de Porto a Nazaré
  • Autor: Paulo César Fonseca Giannini 1960-
  • Jefferson Acioli Machado; Elizabete R Santos; Congresso sobre Planejamento e Gestão das Zonas Costeiras dos Paises de Expressão Portuguesa (2. 2003 Recife); Congresso da Associação Brasileira de Estudos do Quaternário (9. 2003 Recife); Congresso do Quaternário dos Países de Lingua Ibéricas (2. 2003 Recife)
  • Assuntos: GRANULOMETRIA -- PORTO (PORTUGAL) NAZARÉ (PORTUGAL)
  • É parte de: Anais Recife, 2003 p. 1-6
  • Notas: Disponível em:<http://www.abequa.org.br/trabalhos/quatcost_99.pdf>. Acesso em 10 março 2020
  • Descrição: Resultado de análise granulométrica em amostras de face praial e duna frontal em dezoito praias do trecho da costa portuguesa entre Porto e Nazaré indicam a segmentação da costa em quatro setores. A segmentação é determinada pela interação entre a compartimentação fisiográfico-geomorfológica e a dispersão dos sedimentos pela deriva litoranea longitudinal. O aporte terrígeno fluvial, especialmente o dos rios Douro e Mondego, realçaria as mudanças granulométricas junto aos limites de compartimentos geomorfológicos. Dentro de cada segmento, o padrão de variação de granulometria ao longo da costa permite interpretar a atuação de deriva litoranea longitudinal dirigida para o sul, exceto no setor compreendido entre Tocha/Mira e Espinho/Esmoriz. A inversão de padrão de variação granulométrica neste setor estaria relacionada a herança da dinamica sedimentar da ria do Aveiro, mantida aberta até meados do século XV, e ao processo de crescimento dos esporões arenoso que levaram a sua obstrução. O transporte de sedimentos daas praias para as dunas frontais é seletivo, deixando na área fonte a fração areia muito grossa. Apesar disso, o comportamento espacial das dunas frontais quanto a granulometria é semelhante ao de suas respectivas áreas fontes praias.
  • Editor: Recife ABRH
  • Data de criação/publicação: 2003
  • Idioma: Português

Buscando em bases de dados remotas. Favor aguardar.