skip to main content
Invitado
Mi portal
Mi Cuenta
Cerrar sesión
Identificarse
This feature requires javascript
Tags
Periódicos Eletrónicos
Libros Eletrónicos
Bases de Datos
Bibliotecas de USP
Ayuda
Ayuda
Idioma:
Inglés
Castellano
Portugués (Brasil)
This feature required javascript
This feature requires javascript
Primo Advanced Search
Búsqueda General
Búsqueda General
Colección Física
Colecciones Físicas
Producción Intelectual USP
Producción USP
Primo Advanced Search Query Term
Input search text:
Show Results with:
criteria input
Cualquiera
Show Results with:
Cualquiera
Primo Advanced Search prefilters
Tipo de material:
criteria input
Todos los registros
Colección Física
Búsqueda Sencilla
This feature requires javascript
A atividade de trabalho no contexto doméstico de mulheres mães de crianças com microcefalia
Melo, Jéssika Sonaly Vasconcelos Barbosa De
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP; Universidade de São Paulo; Instituto de Psicologia 2023-11-24
Acceso en línea
Recurso en línea
Detalles
Comentarios y Etiquetas
Servicios adicionales
This feature requires javascript
Acciones
Agregar a Mi Portal
Eliminar de Mi Portal
Correo Electrónico
Imprimir
Enlae permanente
Cita bibliográfica
EasyBib
EndNote
RefWorks
Delicious
Exportación RIS
Exportar BibTeX
This feature requires javascript
Título:
A atividade de trabalho no contexto doméstico de mulheres mães de crianças com microcefalia
Autor:
Melo, Jéssika Sonaly Vasconcelos Barbosa De
Orientador:
Oliveira, Fabio de
Materias:
Maternidade
;
Deficiência
;
Trabalho De Cuidado
;
Ergologia
;
Trabalho
;
Maternity
;
Carework
;
Ergology
;
Deficiency
;
Work
Notas:
Tese (Doutorado)
Descripción:
As mulheres continuam sendo as principais responsáveis pelas atividades desenvolvidas no ambiente doméstico e, quando elas têm um filho com deficiência, são, em geral, as principais cuidadoras. As vítimas do surto de zika no Brasil que tiveram filhos com síndrome congênita, na qual a microcefalia é o principal sintoma, iluminam a presença marcante da atividade de trabalho no cotidiano doméstico. Tal fato endossa o debate acadêmico sobre o trabalho de cuidar, há muito pensado como algo desinteressante e que não requer nenhum talento específico. Na verdade, é uma atividade de trabalho complexa que demanda mobilização e inteligência para a sua realização. Esta tese objetiva analisar a atividade de trabalho do cuidado desenvolvida no cotidiano por mulheres que são mães de crianças com microcefalia. Para tanto, ancoramo-nos na tradicional literatura feminista que rompe com uma compreensão universal masculina sobre o trabalho ao expor a invisibilidade social sob a qual estão submetidas as mulheres que realizam inúmeras tarefas domésticas cotidianamente. Articulamos essa compreensão à perspectiva ergológica sobre o trabalhar, na qual a atividade de trabalho é compreendida para além da lógica do capital. A pesquisa deu-se por meio de diálogos com nove mães que são cuidadoras em tempo integral de filhos, em sua maioria, com deficiência decorrente da infecção por zika na gestação. Todas nordestinas, com média de 28 anos e em sua maioria negras e com baixa escolaridade. Como resultados, é possível observar que: (1) as participantes, em sua maioria, não compreendem a si mesmas como mulheres trabalhadoras, demonstrando que o conceito de trabalho ampliado ainda não foi bem absorvido por parte de sociedade; (2) o benefício assistencial, apesar de fundamental, amputa a possibilidade de realizarem um trabalho remunerado que melhore sua renda e de seus familiares, promovendo uma perpetuação da pobreza e da dependência; (3) o trabalho de cuidar possui normas, com práticas de cuidado ancoradas no saber popular e na medicina que norteiam a forma dessas mulheres lidarem com as demandas advindas do cotidiano. De modo que, a maternidade que convive com a deficiência possui particularidades que trazem uma conotação ainda mais normativa, uma vez que a relação com a saúde-doença é mais marcante para elas e os contatos com profissionais da saúde são também mais frequentes, ampliando e intensificando este trabalho; (4) as mães se engajam em um movimento constante de aprendizagem, por meio da experiência, do dia a dia, do convívio com outras mães, com mulheres mais velhas e profissionais, desenvolvendo um saber-fazer importante, um corpo-si, que faz uso de si mesma e de outros para dar conta do meio e sustentar a vida.
DOI:
10.11606/T.47.2023.tde-09042024-173830
Editor:
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP; Universidade de São Paulo; Instituto de Psicologia
Fecha de creación:
2023-11-24
Formato:
Adobe PDF
Idioma:
Portugués
Enlaces
Este registro en el Catálogo
Teses e Dissertações USP
Acesso ao doi
This feature requires javascript
This feature requires javascript
Volver a la lista de resultados
Resultado
1
Siguiente
This feature requires javascript
Buscando en bases de datos remotas, por favor espere
Buscando por
en
scope:(USP_FISICO)
Mostrar lo que tiene hasta ahora
This feature requires javascript
This feature requires javascript