The person with urinary retention student perception and scientific evidence on the use of portable ultrasound scanners
ABCD PBi


The person with urinary retention student perception and scientific evidence on the use of portable ultrasound scanners

  • Autor: Beatriz Maria Jorge
  • Alessandra Mazzo; José Carlos Amado Martins; Fernando Manuel Dias Henriques; Marcelo Ferreira Cassini
  • Assuntos: CUIDADOS DE ENFERMAGEM; CATETERISMO URINÁRIO; ULTRASSOM; Enfermagem; Retenção Urinária; Atención De Enfermería; Enfermería; Retención Urinaria; Cateterismo Urinario; Ultrasonido Nursing Care; Nursing; Urinary Retention; Urinary Catheterization; Ultrasonics
  • É parte de: Revista de Enfermagem Referência Coimbra IV Série, n. 12, p. 19-26, 2017
  • Descrição: Enquadramento: Na assistência e ensino da enfermagem é infrequente o uso do ultrassom de bexiga na avaliação do paciente em retenção urinária. Objetivo: Analisar a perceção do aluno de enfermagem sobre proficiência, conhecimento e habilidade na avaliação da retenção urinária e na execução do cateterismo urinário e identificar evidências científicas da utilização do ultrassom de bexiga na formulação do diagnóstico de retenção urinária. Metodologia: Realizados dois estudos: 1) descritivo, tendo participado 305 estudantes de enfermagem (dados colhidos por questionário); 2) revisão integrativa da literatura. Resultados: No estudo 1, verificou-se que os estudantes referem maior confiança para a realização do cateterismo urinário do que para a avaliação da pessoa em retenção urinária. No estudo 2, surge a evidência de que o ultrassom de bexiga é uma tecnologia que proporciona segurança ao profissional e ao paciente, qualificando o ensino e a assistência. Conclusão: A complexidade da assistência de enfermagem na retenção urinária pode ser qualificada com o uso do ultrassom de bexiga
    Marco científico: En la asistencia y enseñanza de la enfermería no es muy frecuente el uso del ultrasonido de vejiga en la evaluación del paciente en retención urinaria. Objetivo: Analizar la percepción del alumno de enfermería sobre la competencia, conocimiento y habilidad en la evaluación de la retención urinaria y en la ejecución del cateterismo urinario, e identificar evidencias científicas de la utilización del ultrasonido de vejiga en la formulación del diagnóstico de retención urinaria. Metodología: Se realizaron dos estudios: 1) descriptivo, en el que participaron 305 estudiantes de enfermería (datos recogidos mediante cuestionario); 2) revisión integradora de la literatura. Resultados: En el estudio 1, se verificó que los estudiantes muestran mayor confianza hacia la realización del cateterismo urinario que hacia la evaluación de la persona en retención urinaria. En el estudio 2, surge la evidencia de que el ultrasonido de vejiga es una tecnología que proporciona seguridad al profesional y al paciente, lo que cualifica la enseñanza y la asistencia. Conclusión: La complejidad de la asistencia de enfermería en la retención urinaria puede ser cualificada con el uso del ultrasonido de vejiga
  • Editor: Coimbra
  • Data de criação/publicação: 2017
  • Formato: p. 19-26.
  • Idioma: Inglês
 
Disponível na Biblioteca:
  • EERP - Esc. Enfermagem Ribeirão Preto (pcd 2880854 Estantes Deslizantes )