Filhos da
sociedade
de
consumo
: estratégias
de
diálogo com a criança-cliente
ABCD PBi
Filhos da
sociedade
de
consumo
: estratégias
de
diálogo com a criança-cliente
Autor:
Schmidt, Saraí Patrícia
;
Rigo, Carolina
Assuntos:
Consumo
;
Cultura infantil
;
Mídia
É parte de:
Intexto (Porto Alegre), 2015-08 (33), p.174-186
Descrição:
O trabalho coloca em pauta estratégias persuasivas que pensam e tratam a criança como público-alvo, considerando o imperativo do
consumo
atual. A proposta problematiza o processo
de
construção da mensagem publicitária em um tempo no qual as crianças tornaram-se filhas da chamada
sociedade
de
consumo
. A análise contempla três entrevistas com profissionais
de
agência
de
publicidade realizadas em 2012, e tem como arcabouço teórico as contribuições
de
Zygmunt Bauman (1999, 2001, 2008, 2009), Beatriz Sarlo (1997), Néstor García Canclini (2008) e Renato Ortiz (2007). A pesquisa evidencia um reconhecimento da soberania da criança por parte do mercado, uma vez que a comunicação está ajustada e direcionada ao público infantil. Deste modo, as práticas consolidadas no exercício publicitário se encarregam
de
aproximar crianças e adultos enquanto clientes. Portanto, este estudo crê na responsabilidade que as agências
de
publicidade e seus profissionais têm em relação aos efeitos publicitários orientados à constituição das identidades e à cultura infantil. Deste modo, faz-se necessária a ampla discussão do assunto aqui proposto.
Editor:
Universidade Federal do Rio Grande do Sul
Idioma:
Inglês;Português