Índice de qualidade da refeição de empresas cadastradas no programa de alimentação do trabalhador na cidade de São Paulo
ABCD PBi


Índice de qualidade da refeição de empresas cadastradas no programa de alimentação do trabalhador na cidade de São Paulo

  • Autor: Bandoni, Daniel Henrique
  • Orientador: Jaime, Patrícia Constante
  • Assuntos: Promoção Da Saúde; Serviços De Alimentação; Local De Trabalho; Programas E Políticas De Nutrição E Alimentação; Qualidade Da Dieta; Quality Of Diet; Food Services; Nutrition Programmes And Policies; Health Promotion; Workplace
  • Notas: Dissertação (Mestrado)
  • Notas Locais: Coleção Audioteca da FSP/USP
  • Descrição: Objetivo. Avaliar a qualidade global das refeições oferecidas por uma amostra de empresas beneficiárias do Programa de Alimentação do Trabalhador (PAT) na cidade de São Paulo. Métodos. Estudou-se amostra aleatória de 72 empresas cadastradas no PAT na cidade de São Paulo. A partir dos dados das refeições oferecidas, foi desenvolvido o Índice de Qualidade da Refeição (IQR), com pontuação máxima 100 e mínima 0. As empresas foram agrupadas utilizando-se análise de cluster hierárquico. Utilizou-se teste t-Student para avaliar diferenças nas médias do IQR segundo as categorias das empresas. Resultados. Foi desenvolvido o IQR com cinco itens (frutas e hortaliças, carboidratos, gorduras, gorduras saturadas e variedade). A média do IQR para as grandes refeições foi de 66,25 (dp=23,83). Foram obtidos dois grupos na análise de cluster. As empresas do primeiro, composto em sua maioria por empresas do setor de comércio de micro e pequeno porte, cadastradas na modalidade de autogestão e sem supervisão de nutricionista, obtiveram pior qualidade da refeição (56,23) sendo classificadas como refeição que precisa de melhoras. As empresas do segundo cluster, constituído principalmente por empresas de médio e grande porte do setor industrial, com gestão terceirizada e supervisão de nutricionista, obtiveram pontuação média de 82,95 e foram classificadas como refeição adequada. Conclusão. O IQR desenvolvido mostrou-se eficiente na avaliação de refeições nesta amostra de empresas inscritas no PAT, que, em média, ofereciam refeições classificadas como “precisa de melhoras". As empresas de maior porte e estrutura oferecem refeições melhores quando comparada às de menor porte e estrutura.
  • DOI: 10.11606/D.6.2006.tde-20102006-150237
  • Editor: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP; Universidade de São Paulo; Faculdade de Saúde Pública
  • Data de criação/publicação: 2006-07-31
  • Formato: Adobe PDF
  • Idioma: Português
 
Disponível na Biblioteca:
  • FSP - Faculdade de Saúde Pública (https://doi.org/10.11606/D.6.2006.tde-20102006-150237 )