Avaliação da percepção sobre acesso aos serviços de saúde nas Unidades de Saúde USF Paranapiacaba, US Vila Helena e CEO Vila Guilherme
ABCD PBi


Avaliação da percepção sobre acesso aos serviços de saúde nas Unidades de Saúde USF Paranapiacaba, US Vila Helena e CEO Vila Guilherme

  • Autor: Giordani, Fábio Luís
  • Orientador: Frias, Antônio Carlos
  • Assuntos: Acesso Aos Serviços De Saúde; Acolhimento; Atenção Primária À Saúde; Access To Health; Primary Health Care; Reception; Services
  • Notas: Mestrado Profissionalizante
  • Descrição: A busca por um serviço adequado às necessidades dos usuários, com qualidade, resolutivo e capaz de estabelecer um novo processo de trabalho centrado no usuário gerou um dos princípios do Sistema Único de Saúde (SUS) caracterizado pelo acesso universal, onde a utilização dos serviços de saúde representa o centro do funcionamento dos sistemas de saúde. Este estudo do tipo quali-quantitativo, tem por objetivo analisar o acesso aos serviços e o que ele representa em relação ao Sistema Único de Saúde (SUS). Procurou-se destacar as dificuldades e os possíveis meios facilitadores para sua prática diária na perspectiva de profissionais de saúde e usuários em três unidades de saúde, com diferentes estratégias de atendimento. Foram aplicados questionários com perguntas fechadas semiestruturadas e abertas, cujos resultados foram submetidos à análise quantitativa, pela técnica descritiva de análise de frequência, e análise qualitativa pela técnica da análise do conteúdo. Durante a aplicação dessa modalidade qualitativa de pesquisa aplicada aos profissionais surgiu uma categoria: Qualificação do acesso, meios inclusivos e meios excludentes. Em relação aos usuários as categorias emergentes foram as que constituem as dimensões do acesso sistematizado por Fekete: geográfica, organizacional (obstáculos na entrada e pós-entrada), sociocultural e econômica. Os resultados encontrados foram os seguintes: Para os profissionais foi garantir o acesso aos serviços com qualidade. Essa pesquisa demonstrou que a falta de informação é um obstáculo para os usuários acessarem os serviços de saúde. Verificou-se também a dificuldade que usuários possuem em acessar os serviços especializados. Notou-se a importância do acolhimento e o estabelecimento de vínculo entre profissionais e usuários para um melhor atendimento.
  • DOI: 10.11606/D.108.2016.tde-03082016-110202
  • Editor: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP; Universidade de São Paulo; Faculdade de Odontologia, Escola de Enfermagem e Faculdade de Saúde Pública
  • Data de criação/publicação: 2016-05-10
  • Formato: Adobe PDF
  • Idioma: Português
 
Disponível na Biblioteca:
  • FO - Faculdade de Odontologia (T5.119 )