Avaliação da percepção sobre acesso aos serviços de saúde nas Unidades de Saúde USF Paranapiacaba, US Vila Helena e CEO Vila Guilherme
ABCD PBi
Avaliação da percepção sobre acesso aos serviços de saúde nas Unidades de Saúde USF Paranapiacaba, US Vila Helena e CEO Vila Guilherme
Autor:
Giordani, Fábio Luís
Orientador:
Frias, Antônio Carlos
Assuntos:
Acesso Aos Serviços De Saúde
;
Acolhimento
;
Atenção Primária À Saúde
;
Access To Health
;
Primary Health Care
;
Reception
;
Services
Notas:
Mestrado Profissionalizante
Descrição:
A busca por um serviço adequado às necessidades dos usuários, com qualidade, resolutivo e capaz de estabelecer um novo processo de trabalho centrado no usuário gerou um dos princípios do Sistema Único de Saúde (SUS) caracterizado pelo acesso universal, onde a utilização dos serviços de saúde representa o centro do funcionamento dos sistemas de saúde. Este estudo do tipo quali-quantitativo, tem por objetivo analisar o acesso aos serviços e o que ele representa em relação ao Sistema Único de Saúde (SUS). Procurou-se destacar as dificuldades e os possíveis meios facilitadores para sua prática diária na perspectiva de profissionais de saúde e usuários em três unidades de saúde, com diferentes estratégias de atendimento. Foram aplicados questionários com perguntas fechadas semiestruturadas e abertas, cujos resultados foram submetidos à análise quantitativa, pela técnica descritiva de análise de frequência, e análise qualitativa pela técnica da análise do conteúdo. Durante a aplicação dessa modalidade qualitativa de pesquisa aplicada aos profissionais surgiu uma categoria: Qualificação do acesso, meios inclusivos e meios excludentes. Em relação aos usuários as categorias emergentes foram as que constituem as dimensões do acesso sistematizado por Fekete: geográfica, organizacional (obstáculos na entrada e pós-entrada), sociocultural e econômica. Os resultados encontrados foram os seguintes: Para os profissionais foi garantir o acesso aos serviços com qualidade. Essa pesquisa demonstrou que a falta de informação é um obstáculo para os usuários acessarem os serviços de saúde. Verificou-se também a dificuldade que usuários possuem em acessar os serviços especializados. Notou-se a importância do acolhimento e o estabelecimento de vínculo entre profissionais e usuários para um melhor atendimento.
DOI:
10.11606/D.108.2016.tde-03082016-110202
Editor:
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP; Universidade de São Paulo; Faculdade de Odontologia, Escola de Enfermagem e Faculdade de Saúde Pública
Data de criação/publicação:
2016-05-10
Formato:
Adobe PDF
Idioma:
Português
Disponível na Biblioteca:
FO - Faculdade de Odontologia (T5.119 )