Construção e validação de um instrumento de avaliação de autoconhecimento em crianças e adolescentes de 8 a 14 anos
ABCD PBi
Construção e validação de um instrumento de avaliação de autoconhecimento em crianças e adolescentes de 8 a 14 anos
Autor:
Ferreira, Isabela Maria Freitas
Orientador:
Alves, Marcela Mansur; Neufeld, Carmem Beatriz
Assuntos:
Adolescência
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Autoconceito
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Autoconhecimento
;
Construção De Instrumentos
;
Escala Pictórica
;
Infância
;
Adolescence
;
Self-Concept
;
Pictorial Scale
;
Construction Of Instruments
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Childhood
;
Self-Knowledge
Notas:
Tese (Doutorado)
Descrição:
O autoconhecimento é uma habilidade para a vida e envolve a percepção de si no que se refere características físicas e de caráter do indivíduo, abarcando habilidades e dificuldades, necessidades, fontes de estresse e manejo de emoções, desejos, anseios e aversões. A Terapia Cognitivo-Comportamental (TCC) auxilia a ampliação do repertório de autoconhecimento por meio da flexibilização da tríade cognitiva. Mensurar o repertório do autoconhecimento em crianças e adolescentes torna-se importante à medida que ele é a base para o desenvolvimento de outras habilidades, bem como pode fazer parte de intervenções de promoção de saúde e alívio de sintomas. O objetivo geral do presente estudo foi construir um instrumento para avaliar o autoconhecimento em crianças e adolescentes de 8 a 14 anos. Para isso este trabalho apresenta uma metodologia composta por multimétodos e foram realizados quatro estudos para abranger o objetivo. Os dois primeiros estudos são teóricos. O Estudo 1 é uma revisão da literatura em formato de capítulo de livro no qual teve o objetivo de explorar o conceito do autoconhecimento, seu desenvolvimento e a importância para as crianças e adolescentes e como isso impacta no cotidiano deste público. O Estudo 2 é uma revisão integrativa da literatura que teve dois grandes objetivos: identificar o que há na literatura sobre o autoconhecimento; e encontrar os instrumentos disponíveis para avaliar o autoconhecimento com crianças e adolescentes. A partir dos estudos teóricos confirmou-se a necessidade de construir uma escala para avaliar o autoconhecimento em crianças e adolescentes brasileiras e assim foram desenvolvidos os Estudo 3 e 4, que consistem em estudos empíricos. O estudo 3 teve o objetivo de construir os itens da Escala Pictórica de Autoconhecimento para Crianças e Adolescentes (EPAC-CA) e levantar evidências de sua validade de conteúdo. Para isso contou com a participação de 41 crianças e adolescentes de 8 a 14 anos com anuência dos pais/responsáveis e nove juízes especialistas, onde foram realizados grupos focais com esses diferentes públicos separadamente e aplicação da versão inicial na amostra-piloto. Por fim, o Estudo 4 teve o objetivo de explorar as propriedades psicométricas da EPAC-CA por meio da busca da validade de estrutura interna, validade convergente-discriminante e confiabilidade. Para tal estudo participaram 102 crianças e adolescentes de 8 e 14 anos. Foram utilizados um questionário sociodemográfico, a EPAC-CA, a SCARED e a Escala de Autoestima de Rosemberg. Foram realizadas análises fatoriais confirmatórias bayesianas, correlação de Spearman e Teste t com correção de welch. Os resultados demostraram que para a presente amostra a escala apresentou uma tendência de ser unidimensional; os valores de Alpha de Cronbach foram todos aceitáveis; a versão final do instrumento conta com 31 itens. Conclui-se que a EPAC-CA apresenta evidências de validade e precisão com níveis satisfatórios, sendo uma alternativa para suprir a necessidade de instrumento para avaliar o autoconhecimento em crianças e adolescentes, e vem contribuir para o acervo de instrumentos disponíveis para a população infanto-juvenil brasileira, bem como ampliar o repertório de instrumentos com representação pictórica.
DOI:
10.11606/T.59.2022.tde-13012023-143539
Editor:
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP; Universidade de São Paulo; Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ribeirão Preto
Data de criação/publicação:
2022-12-13
Formato:
Adobe PDF
Idioma:
Português
Disponível na Biblioteca:
FFCLRP - Fac. Fil. Ciên. Let. de R. Preto (https://doi.org/10.11606/T.59.2022.tde-13012023-143539 )