Educação em jardins botânicos na perspectiva da alfabetização científica: análise de uma exposição e público
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Educação em jardins botânicos na perspectiva da alfabetização científica: análise de uma exposição e público

  • Autor: Cerati, Tania Maria
  • Orientador: Marandino, Martha
  • Assuntos: Alfabetização Científica; Educação Para A Conservação; Exposições; Jardins Botânicos; Botanical Gardens; Education For Conservation; Exhibitions; Scientific Literacy
  • Notas: Tese (Doutorado)
  • Descrição: Na discussão atual sobre a Alfabetização Científica, há um consenso que esse processo ocorre ao longo da vida e em diferentes espaços educativos. A fim de colaborar com essa discussão, o presente estudo investigou se as exposições em jardins botânicos contribuem para a Alfabetização Científica de seus visitantes. A revisão da literatura referente à Alfabetização Científica e à educação em museus permitiu desenvolver uma Ferramenta de Análise para avaliar a presença de indicadores de Alfabetização Científica. A pesquisa foi realizada em uma exposição no Jardim Botânico de São Paulo e teve duas unidades de coleta de dados: exposição e público. Em ambas foi empregada a Ferramenta de Análise, sendo que, para o público, a análise dos diálogos identificou ainda a presença de habilidades investigativas. Os resultados revelam que a exposição, apesar de não ter sido elaborada na perspectiva da Alfabetização Científica, contempla todos os indicadores propostos científicos, institucionais, sociais e estéticos/afetivos e carrega 10 dos 19 atributos estabelecidos pela Ferramenta de Análise, sendo o Indicador Científico o mais presente na exposição. Quanto à análise dos diálogos das famílias, o Indicador Científico também foi o mais presente, mostrando que as afinidades pessoais e as vivências com o meio natural despertam a atenção dos visitantes para os assuntos relacionados à ciência. As habilidades investigativas mais evidenciadas são: observação, questionamento e explicação. Concluímos que a exposição estudada incita a compreensão e a discussão de temas científicos relacionados às questões ambientais atuais discutidas pela sociedade. Como produto final de nossas análises, traçamos recomendações para a Alfabetização Científica em jardins botânicos.
  • DOI: 10.11606/T.48.2014.tde-02042015-114915
  • Editor: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP; Universidade de São Paulo; Faculdade de Educação
  • Data de criação/publicação: 2014-04-29
  • Formato: Adobe PDF
  • Idioma: Português
 
Disponível na Biblioteca:
  • FE - Faculdade de Educação (375.2 C411j )