Ampliando os limites do aprendizado indutivo de máquina através das abordagens construtiva e relacional.
ABCD PBi


Ampliando os limites do aprendizado indutivo de máquina através das abordagens construtiva e relacional.

  • Autor: Nicoletti, Maria Do Carmo
  • Orientador: Monard, Maria Carolina
  • Assuntos: Aprendizado Construtivo; Aprendizado De Máquina; Programação Lógica Indutiva; Constructive Learning; Inductive Logic Programming; Machine Learning
  • Notas: Tese (Doutorado)
  • Descrição: Este trabalho investiga Aprendizado Indutivo de Máquina como função das linguagens de descrição, utilizadas para expressar instancias, conceitos e teoria do domínio. A ampliação do poder de representação do aprendizado proporcional e abordada no contexto de indução construtiva, no domínio de funções booleanas, com a proposta de uma estratégia de composição de atributos denominada root-fringe. Avaliações experimentais dessa e de outras estratégias de construção de novos atributos foram conduzidas e os resultados analisados. Dois métodos de poda, para tratamento de ruídos, em aprendizado de arvores de decisão, foram avaliados num ambiente de indução construtiva e os resultados discutidos. Devido a limitação do aprendizado proposicional, foram investigadas formas de ampliação dos limites do aprendizado, através da ampliação do poder representacional das linguagens de descrição. Foi escolhida Programação Lógica Indutiva - PLI - que e um paradigma de aprendizado indutivo que usa restrições de Lógica de Primeira Ordem como linguagens de descrição. O aprendizado em PLI só é factível quando as linguagens utilizadas estão restritas e é fortemente controlado, caso contrário, o aprendizado em PLI se torna indecidível. A pesquisa em PLI se direcionou a formas de restrição das linguagens de descrição da teoria do domínio e de hipóteses. Três algoritmos que \"traduzem\" a teoria do domínio de sua forma intencional, para extensional, são apresentados. As implementações de dois deles são discutidas. As implementações realizadas deram origem a dois ambientes experimentais de aprendizado: o ambiente proposicional experimental, do qual fazem parte o ambiente experimental construtivo, e o ambiente experimental relacional.
  • DOI: 10.11606/T.76.1994.tde-09032009-145343
  • Editor: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP; Universidade de São Paulo; Instituto de Física de São Carlos
  • Data de criação/publicação: 1994-06-24
  • Formato: Adobe PDF
  • Idioma: Português
 
Disponível na Biblioteca:
  • IFSC - Inst. Física de São Carlos (Te1029 )