Proust: sobre a obra e a música: reflexões sobre arte, temporalidade e memória
ABCD PBi
Proust: sobre a obra e a música: reflexões sobre arte, temporalidade e memória
Autor:
Marantes, Bernardete Oliveira
Orientador:
Silva, Franklin Leopoldo e
Assuntos:
Literatura
;
Memória
;
Música
;
Expressão
;
Estética
;
Criação
;
Obra-Prima
;
Tempo
;
Arte
;
Musique
;
Mémoire
;
Litterature
;
Art
;
Expression
;
Esthétique
;
Création
;
Chef-D'Oeuvre
;
Temps
Notas:
Dissertação (Mestrado)
Descrição:
Apesar de ser um trabalho mesclado pela arte literária, a \"Recherche\" de Proust, e pela filosofia da duração contínua de Bergson, literatura e filosofia aqui não se confundem nem se imiscuem em favor de alguma idéia subjacente de identidade comum; contrário a uma concepção simbiótica entre as matérias, ou a fazer da literatura filosofia e vice-versa, o que se procurou foi evolver a reflexão em duas dimensões distintas mas que, além de simpáticas entre si, ainda nutrem-se reciprocamente. A literatura proustiana assume a preponderância no processo, pois é dela que promana o objeto que conduzirá nossas comnsiderações; logo, advém da \"Recherche\" o objeto escolhido para investigação, assim como sua estética exposta na obra; a filosofia bergsoniana, apartada das ponderações literárias e não tendo uma estética formalizada, é o ponto de apoio que operacionaliza indiretamente as reflexões. O objeto escolhido é uma peça musical ficcional que não nos é possível apreciar através de sua audição; porém, e dada sua grandeza inventiva, ela transcendeu as fronteiras da ficção (seu domicílio) e nos permitiu pensá-la como entidade real; o referido símbolo é a sonata de Vinteuil presente na \"Recherche\" de Proust; ela será nosso \"grund-motiv\" que estabelece as diretrizes da reflexão filosófico-literária; os desdobramentos advindos dos estudos acerca deste objeto músico-ficcional apontam para as questões obra de arte e temporalidade; na obra proustiana a sonata sintetiza o modelo de obra-prima e tal concepção vincula-se ao conceito de permanência no tempo; por outro lado, no pensamento bergsoniano a arte musical foi modelar e o filósofo, em várias ocasiões, lançou mão dela para ilustrar seu pensamento.
DOI:
10.11606/D.8.2007.tde-13022007-130032
Editor:
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP; Universidade de São Paulo; Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas
Data de criação/publicação:
2007-01-29
Formato:
Adobe PDF
Idioma:
Português
Disponível na Biblioteca:
FFLCH - Fac. Fil. Let. e Ciências Humanas (Disponível apenas online )