Proust: sobre a obra e a música: reflexões sobre arte, temporalidade e memória
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Proust: sobre a obra e a música: reflexões sobre arte, temporalidade e memória

  • Autor: Marantes, Bernardete Oliveira
  • Orientador: Silva, Franklin Leopoldo e
  • Assuntos: Literatura; Memória; Música; Expressão; Estética; Criação; Obra-Prima; Tempo; Arte; Musique; Mémoire; Litterature; Art; Expression; Esthétique; Création; Chef-D'Oeuvre; Temps
  • Notas: Dissertação (Mestrado)
  • Descrição: Apesar de ser um trabalho mesclado pela arte literária, a \"Recherche\" de Proust, e pela filosofia da duração contínua de Bergson, literatura e filosofia aqui não se confundem nem se imiscuem em favor de alguma idéia subjacente de identidade comum; contrário a uma concepção simbiótica entre as matérias, ou a fazer da literatura filosofia e vice-versa, o que se procurou foi evolver a reflexão em duas dimensões distintas mas que, além de simpáticas entre si, ainda nutrem-se reciprocamente. A literatura proustiana assume a preponderância no processo, pois é dela que promana o objeto que conduzirá nossas comnsiderações; logo, advém da \"Recherche\" o objeto escolhido para investigação, assim como sua estética exposta na obra; a filosofia bergsoniana, apartada das ponderações literárias e não tendo uma estética formalizada, é o ponto de apoio que operacionaliza indiretamente as reflexões. O objeto escolhido é uma peça musical ficcional que não nos é possível apreciar através de sua audição; porém, e dada sua grandeza inventiva, ela transcendeu as fronteiras da ficção (seu domicílio) e nos permitiu pensá-la como entidade real; o referido símbolo é a sonata de Vinteuil presente na \"Recherche\" de Proust; ela será nosso \"grund-motiv\" que estabelece as diretrizes da reflexão filosófico-literária; os desdobramentos advindos dos estudos acerca deste objeto músico-ficcional apontam para as questões obra de arte e temporalidade; na obra proustiana a sonata sintetiza o modelo de obra-prima e tal concepção vincula-se ao conceito de permanência no tempo; por outro lado, no pensamento bergsoniano a arte musical foi modelar e o filósofo, em várias ocasiões, lançou mão dela para ilustrar seu pensamento.
  • DOI: 10.11606/D.8.2007.tde-13022007-130032
  • Editor: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP; Universidade de São Paulo; Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas
  • Data de criação/publicação: 2007-01-29
  • Formato: Adobe PDF
  • Idioma: Português
 
Disponível na Biblioteca:
  • FFLCH - Fac. Fil. Let. e Ciências Humanas (Disponível apenas online )