Uso do jogo Escape Room da Química como proposta educativa para a conscientização ambiental no ensino de Química
ABCD PBi


Uso do jogo Escape Room da Química como proposta educativa para a conscientização ambiental no ensino de Química

  • Autor: Rosa, Rute Maria
  • Orientador: Olivi, Paulo
  • Assuntos: Contaminantes Emergentes; Didática; Jogo; Química; Chemical; Didactics; Emerging Contaminants; Game
  • Notas: Mestrado Profissionalizante
  • Descrição: A preocupação com a conscientização referente às questões ambientais vem ocupando um espaço muito importante nos currículos escolares e práticas pedagógicas da Educação Básica. A educação ambiental (EA) e o ensino da Química estão interligados pois permitem que haja uma percepção da realidade a partir dos conhecimentos adquiridos e a suas utilizações como ferramentas nas resoluções desses problemas. Nesse trabalho foi desenvolvida, aplicada e analisada, a partir da teoria das Situações Didáticas, uma sequência didática baseada no jogo Escape Room da Química, para alunos do 3º ano do Ensino Médio da escola SESI- Cubatão, abordando a temática de contaminantes emergentes no Ensino de Química. Foram ainda discutidos os aspectos envolvidos na problemática de contaminantes emergentes no Ensino de Química por meio de um levantamento bibliográfico, assim como a questão teórica no desenvolvimento e aplicação de uma sequência didática baseada em um jogo como o Escape Room da Química. A produção da sequência didática contendo orientações de aplicação, como um produto educacional em auxílio aos professores que queiram abordar essa temática em sala de aula, constituiu-se no seu planejamento e na sua organização de forma que a evolução dos conteúdos a serem trabalhados deixassem claro os desígnios educativos englobando três dimensões: conceitual, procedimental e atitudinal. A dimensão conceitual tem como foco o que deve ser aprendido no processo, já a procedimental se refere ao que se deve saber fazer e a dimensão atitudinal abrange o como deve ser feito (ZABALA, 1998). Essa pesquisa teve como base também a coleta e análise de dados estabelecidos a partir do roteiro criado para a sequência didática, dos questionários respondidos em sala de aula e das transcrições conforme as participações dos alunos. Mediante as observações e análise das respostas dos questionários aplicados aos alunos, compreendeu-se como as situações didáticas e a-didáticas se manifestam em sala de aula, assim como diferentes fatores podem influenciar o seu processo. A análise da sequência didática baseada nas relações articuladoras, demonstrou ainda mais a necessidade do professor direcionar e mobilizar as aulas utilizando diferentes recursos e conhecimentos científicos no processo de aprendizagem.
  • DOI: 10.11606/D.59.2023.tde-08112023-090706
  • Editor: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP; Universidade de São Paulo; Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ribeirão Preto
  • Data de criação/publicação: 2023-09-22
  • Formato: Adobe PDF
  • Idioma: Português
 
Disponível na Biblioteca:
  • FFCLRP - Fac. Fil. Ciên. Let. de R. Preto (https://doi.org/10.11606/D.59.2023.tde-08112023-090706 )