Arquitetura da informação, design instrucional e desenvolvimento de recursos educacionais abertos (REA's) proposta de configuração de uma nova ecologia da informação
ABCD PBi
Arquitetura da informação, design instrucional e desenvolvimento de recursos educacionais abertos (REA's) proposta de configuração de uma nova ecologia da informação
Author:
Robinson Mascarenhas Almeida
Marcos Mucheroni
;
Congresso Brasileiro de Biblioteconomia, Documento e Ciência da Informação (25. 2013 Florianópolis)
Subjects:
BIBLIOTECONOMIA
;
DOCUMENTAÇÃO
;
TRATAMENTO DA INFORMAÇÃO
;
ENSINO E APRENDIZAGEM
Is Part Of:
Anais Florianópolis, 2013
Notes:
Trabalhos apresentados no XXV Congresso Brasileiro de Biblioteconomia, Documentação e Ciência da Informação, de 07 a 10 de julho de 2013, Florianópolis, SC;Disponível em: <https://portal.febab.org.br/anais/article/view/1380>. Acesso em: 03 jan. 2014
Description:
Apresenta e propõe o desenvolvimento de Recursos Educaciona is Aberto s (REA ’ s ) que são objetos de aprendizagem criados, adaptáveis, compartilháveis e re - usáveis por educadores, educandos e quaisquer pessoas em ambientes físicos e virtuais de ensino - aprendizagem e de informação, como escolas, ambientes de estudo, bibliotecas, blogu es etc . Objetiva - se
a
construção de REA em hipertexto didático do componente curricular “matemática” no ensino médio imbricado com tema transversal “pluralidade cultural”, com base em documentos curriculares nacionais e estaduais. Utiliza - se como método s e instrumentais o levantamento bibliográfico e o estudo de caso de aplicação de elementos de biblioteconomia , documentação e informação (tagueamento/indexação e categorização do conteúdo , arquitetura da informação ) , processo de ensino - aprendizagem (teorias educacionais construtivistas , design instrucional ) , tecnologias ( TIC’s e hipertexto ) e ação cultural (compartilhamento, socialização e troca de informações) . Obt eve - se como resultado REA em hipertexto didático com bloco de conteúdo disposto em colunas de i ndexação (paratexto) e de conteúdo (texto principal) composto por categorias e indexadores e, espaço para o preenchimento de conteúdo do item de ensino pelo educando e/ou educador. Considerou - se que é viável a construção do REA com processo informacional, comunicacional e de ensino - aprendizagem cen t rada no usuário/aluno atendendo - se aos princípios e ao ciclo de vida do REA e ao ciclo informacional, de forma a existir o desenvolvimento e a aplicação conjunta e simplificada de elementos de arquitetura da info rmação, design instrucional e representação da informação de REA
Publisher:
Florianópolis
Creation Date:
2013
Format:
p. 1701-1716.
Language:
Portuguese