Bruxismo em crianças com transtorno e déficit de atenção e hiperatividade revisão de literatura
ABCD PBi


Bruxismo em crianças com transtorno e déficit de atenção e hiperatividade revisão de literatura

  • Autor: Danila Rodrigues Costa
  • Giédre Berretin-Felix; Patrícia Abreu Pinheiro Crenitte; Camila de Castro Corrêa; Congresso Brasileiro de Fonoaudiologia (21. 2013 Porto de Galinhas); Congresso Ibero-Americano de Fonoaudiologia (2. 2013 Porto de Galinhas)
  • Assuntos: BRUXISMO; CRIANÇAS; ATENÇÃO; HIPERATIVIDADE
  • É parte de: Anais São Paulo: Sociedade Brasileira de Fonoaudiologia, 2013
  • Notas: Disponível em: <http://www.sbfa.org.br/fono2013/pg.php?pg=anais>. Acesso em: 07 jan. 2015
  • Notas Locais: MPC Digital
  • Descrição: Introdução: O Transtorno do déficit de atenção e hiperatividade (TDAH) caracteriza-se por um conjunto de sintomas que envolvem hiperatividade motora, impulsividade e desatenção. É alta a frequência de comorbidades entre TDAH e os distúrbios do sono, ocorrendo sobreposição dos sintomas e comprometimentos provenientes das duas alterações Objetivo: investigar evidências de correlações entre bruxismo e o transtorno e déficit de atenção e hiperatividade em crianças. Métodos: Por meio de uma revisão de literatura, considerando artigos nacionais e internacionais, abrangendo o período de 2010 a 2013, consultando as bases de dados Pubmed e Web of Science, e realizando a busca com os seguintes cruzamentos de descritores: “bruxismo” AND “criança” e “bruxismo” AND “Transtorno do Déficit de Atenção com Hiperatividade”. Adotou-se como critério de inclusão admitir estudos clínicos controlados e estudos de corte, buscando evidências comprovadas entre bruxismo em crianças com transtorno do déficit de atenção e hiperatividade. Em relação ao critério de exclusão, referiu-se aos artigos que tratassem de indivíduos que, além do bruxismo, apresentassem quadros clínicos mais abrangentes, que se relacionam necessariamente às alterações de comportamento, como no caso de autismo, paralisia cerebral e desordens psiquiátricas. Resultados: Foram localizados 49 trabalhos na base Web of Science, do ano de 2010 à 2013, distribuídos da seguinte forma: 2010 (12); 2011 (12); 2012 (15) e 2013 (9). Quanto à base Pubmed, foram encontrados 23 trabalhos do ano de 2010 à 2013, utilizando o filtro para a localização de artigos que apresentassem os descritores necessariamente no título. Mediante aos critérios de inclusão e exclusão, foram considerados 2 trabalhos da base Pubmed e 3 trabalhos da base Web of Science.
    No estudo que avaliou o perfil de comportamento de 80 crianças diagnosticadas com bruxismo, verificou que os problemas comportamentais e emocionais podem ser fatores de risco para o bruxismo em crianças. Em outro estudo, com objetivo de determinar a associação entre bruxismo do sono, níveis de estresse e traços de personalidade em 120 crianças com bruxismo do sono e 240 crianças sem bruxismo do sono, observou-se altos níveis de estresse e responsabilidade, sendo fatores causais para o desenvolvimento de bruxismo do sono entre as crianças. Na investigação da associação entre o déficit de atenção e hiperatividade e sintomas de distúrbios de sono em 325 crianças e adolescentes com e 257 sem TDAH, notou-se que o TDAH esteve associado com aumento das taxas de distúrbios do sono, como insônia, terror do sono, sonilóquio, ronco e bruxismo. Adicionalmente, no trabalho que buscou determinar a prevalência de bruxismo e os fatores correlatos em 600 crianças, constatou-se relação significativa entre o bruxismo e a hiperatividade. No último estudo analisado, pôde-se considerar que tanto crianças com TDAH com e sem enurese apresentaram bruxismo. Conclusão: mesmo com o número reduzido de estudos específicos da temática, foi possível identificar relações do bruxismo com o transtorno do déficit de atenção e hiperatividade em crianças.
  • Editor: São Paulo Sociedade Brasileira de Fonoaudiologia
  • Data de criação/publicação: 2013
  • Formato: parte 4, p. 458.
  • Idioma: Português