Currículos brasileiros e suas políticas sob as perspectivas socioculturais da educação matemática das prescrições aos currículos pensadospraticados
ABCD PBi
Currículos brasileiros e suas políticas sob as perspectivas socioculturais da educação matemática das prescrições aos currículos pensadospraticados
Autor:
Júlio César Augusto do Valle
Assuntos:
MATEMÁTICA -- ESTUDO E ENSINO
;
ETNOMATEMÁTICA
;
CURRÍCULOS E PROGRAMAS
É parte de:
Revista Internacional Educon São Cristóvão/SE v. 1, n. 1, art. e20011010, 2020
Notas:
Disponível em: https://doi.org/10.47764/e20011010. Acesso em: 22 dez. 2020
Descrição:
O propósito deste texto consiste em sistematizar os principais tópicos alcançados pelas práticas-pesquisas no contexto do Grupo de Estudos e Pesquisa em Etnomatemática (GEPEm) da Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo, que buscam discutir, sintetizar e endereçar as principais contribuições e indagações formuladas no âmbito das perspectivas socioculturais da Educação Matemática para/sobre os currículos de matemática e suas políticas. Para isso, consideram-se as prescrições curriculares brasileiras, desde a primeira metade do século XX até a presente década, para discuti-los à luz de autores e epistemologias que reconhecem a necessidade de pensar os currículos sob as perspectivas que consideram o conhecimento matemático escolarizado em função das relações e das práticas socioculturais que permeiam sua formulação como saber.
Editor:
São Cristóvão/SE
Data de criação/publicação:
2020
Formato:
art. e20011010.
Idioma:
Português
Disponível na Biblioteca:
IME - Inst. Matemática e Estatística (PROD-3014247 )