Currículos brasileiros e suas políticas sob as perspectivas socioculturais da educação matemática das prescrições aos currículos pensadospraticados
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Currículos brasileiros e suas políticas sob as perspectivas socioculturais da educação matemática das prescrições aos currículos pensadospraticados

  • Autor: Júlio César Augusto do Valle
  • Assuntos: MATEMÁTICA -- ESTUDO E ENSINO; ETNOMATEMÁTICA; CURRÍCULOS E PROGRAMAS
  • É parte de: Revista Internacional Educon São Cristóvão/SE v. 1, n. 1, art. e20011010, 2020
  • Notas: Disponível em: https://doi.org/10.47764/e20011010. Acesso em: 22 dez. 2020
  • Descrição: O propósito deste texto consiste em sistematizar os principais tópicos alcançados pelas práticas-pesquisas no contexto do Grupo de Estudos e Pesquisa em Etnomatemática (GEPEm) da Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo, que buscam discutir, sintetizar e endereçar as principais contribuições e indagações formuladas no âmbito das perspectivas socioculturais da Educação Matemática para/sobre os currículos de matemática e suas políticas. Para isso, consideram-se as prescrições curriculares brasileiras, desde a primeira metade do século XX até a presente década, para discuti-los à luz de autores e epistemologias que reconhecem a necessidade de pensar os currículos sob as perspectivas que consideram o conhecimento matemático escolarizado em função das relações e das práticas socioculturais que permeiam sua formulação como saber.
  • Editor: São Cristóvão/SE
  • Data de criação/publicação: 2020
  • Formato: art. e20011010.
  • Idioma: Português
 
Disponível na Biblioteca:
  • IME - Inst. Matemática e Estatística (PROD-3014247 )